1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

terça-feira, 20 de março de 2012

SERTÃO CENTRAL FORA DA LISTA DOS 50 MELHORES MUNICÍPIOS EM GESTÃO FISCAL



Os municípios do Sertão Central não estão entre os 50 melhores municípios em gestão fiscal do Estado do Ceará. É o que constata a pesquisa anual realizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o estudo revela como os administradores municipais estão aplicando os recursos públicos e, principalmente, se a gestão está de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A Firjan através de seu gerente de estudos econômico, Guilherme Mercês, que acompanhou a elaboração do IFGF, informou que as informações sobre os municípios foram captadas junto à Secretaria de Tesouro Nacional, que registra dados fornecidos pelas próprias prefeituras sobre receitas e despesas. Com isso, o índice reúne dados oficiais sobre a gestão nas cidades brasileiras, que traçam um mapa que pode auxiliar prefeitos no acerto de contas. “A ideia é fornecer uma ferramenta de avaliação da gestão fiscal, de controle social mesmo e de responsabilização do poder público pelas ações”, explica Mercês. “É um parâmetro, para que o prefeito possa olhar para a sua cidade e as vizinhas e ver quais são os seus problemas, tirar exemplos de como pode melhorar a gestão”, acrescenta.

O indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores. (Fonte: Firjan).

No Ceará, o município que encontra-se no topo da relação do Índice Firjan de Gestão Fiscal é o município de São Gonçalo de Amarante, seguido de Alto que obtiveram as médias 0,7955 e 0,7954 (em uma escala de 0 a 1) respectivamente, ficando 108º e 109º colocação em nível nacional. Já na parte inferior do índice encontra-se os municípios de Milhã e Iracema que ficaram com a média 0,2560 e 0,2426 (em uma escala de 0 a 1) respectivamente, ocupando as posições 178º e 179º no estado e 5050º e 5077º a nível nacional.

Dos treze municípios que compõem o território do Sertão Central, o que ficou em melhor colocação foi o município de Deputado Irapuan Pinheiro, ocupando a posição 51º no estado e 2721º no Brasil e o que está em pior colocação é o município de Milhã que ficou apenas com a 178º colocação. Abaixo a colocação dos treze municípios do sertão central.

Por Paulo Ferreira / Colaborador
 Assessor Territorial
Território Sertão Central/Ceará
(88) 9968-4780, (88) 9280-3835

8 comentários:

Parabêns pelos esclarecimentos que o reporter faz ao povo de Quixeranobim. Ontem mesmo indo a Fortaleza escutei esses dados atravéz do radio, pensei que a imprensa local não fosse diulgar essas informações.
Isso mostra a politica de clientelismo que é praticada no município, os votos em troca de empregos.

Ricardo

Isso mostra o quanto o povo tem estado distante de grande parte das administrações públicas, ações como orçamento participativo (de fato), prestação de contas, portal da transparência e muitos outros ainda é muito distante. Pena

Sr PREFEITO Edmilson Junior que colocação hein? kkkkk!

Ainda querem que pimenta entre novamente no poder, ta ruim hein?
Coelhinho vai sair é da toca é cedo!

Beijoss!

eu quero parabénisar o presidente do blog o sertao e noticia pela matériria vieculado,acho qui é dessa maneira qui um bom reporte deve se comportar,sendo inpacial,com aquilo qui é publicadao fernando ivo, tém se comportado como um verdadeiro homem da emprença.
ele publicou essa materia e explicou, qui no sertão central, nem um municipio ficou entre os 50 em gestão fiscal encluindo o municipio de quixeramobim.

Obrigado Chico Borges, Créditos para o colaborador Paulo Ferreira, autor da materia.

Acho engraçado as pessoas, muitas só levam tempo para criticar o governo,nunca percebem as melhorias, ai aproveitam o tempo das eleições e detona o governo.Eu nunca vou entender essas pessoas, para elas nada está bom, sempre irá ter algo errado!

ah, só lembrando,a Secretária de Finanças esteve entre as melhores do Brasil.

As pessoas que fazem oposição estão sempre contra tudo e todos, não importa o projeto a ser desenvolvido.
Lembram do PT na oposição, não importa que projeto fosse apresentado, sempre estavam contra, mas ao chegarem ao poder mudam radicalemente os ideais defendidos e admitem tudo, para eles na da está errado e apenas picuinha da oposição.

meu filho não é picuinha de oposiçao não, é fato verdadeiro,ou voce não leu a materia direito, ou então não sabe ler,eu sei qui voce estar defendendo o seu pão de cada dia,que é as tetas da mamãe prefeitura,mais infelismente é tudo verdade, não tém nada de mentira nessa materia,ók!!!