1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 2 de maio de 2012

DETENTOS FAZEM REBELIÃO E POLÍCIA EVITA FUGA EM QUIXADÁ



Comidas estragadas, celas superlotadas, impedimentos de visitas e banho de sol, presos sem julgamentos, além de uma possível transferência foram os reais motivos que conduziram alguns detentos da Cadeia Pública da cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense, a realizarem uma rebelião com objetivo de fugir da unidade prisional que se encontra com capacidade mais do que a permitida.

Enquanto os presos agitavam no interior da unidade, familiares e curiosos se aglomeram para ver os trabalhos eficientes da polícia que não permitiu a fuga de nenhum bandido. O Comandante do Ronda do Quarteirão, Capitão Vidal esteve presente, acredita que um dos motivos seja porque uma grade de proteção tem evitado a entrada de drogas.

A rebelião teve inicio por volta das 10 horas e só foi controlada às 13 horas quando chegou reforço do Comando Tático Rural – Cotar. Logo às 14 horas uma ambulância do Departamento Penitenciário chegou à unidade prisional, deixando familiares aflitos, “tem presos mortos lá dentro, e eles (polícia) não querem dizer”, chorava a senhora Maria de Fátima, mãe de um detento. Às 15 horas o grupo de Apoio Penitenciário trouxe reforço e assim foi possível adentrar completamente no interior da cadeia.  Os juízes, promotores e defensor público da Comarca de Quixadá estiveram presentes para verificarem a situação ocular.

Em entrevista o diretor estadual do sistema penitenciário, Bento Laurentino, não descartou a possibilidade de transferência dos responsáveis pelo motim na unidade, reconheceu a superlotação e garantiu que nos próximos meses um presidio de médio poste estará sendo construído em Quixadá.  Durante alguns procedimentos, dois presos sofreram pequenos ferimentos, sendo que um foi encaminhado ao hospital Dr. Eudásio Barroso e o outro foi atendido em uma ambulância.

A cadeia de Quixadá tem capacidade para abrigar apenas 88 detentos, porém, há 178. Os presos ainda tentaram fugir, fazendo um buraco em uma parede que dá acesso a rua, mas foram surpreendidos pela polícia.  Diferente do que estavam sendo comentando na cidade, ninguém foi morto, bem como não teve fugas. O Corpo de Bombeiro esteve presente e conteve as chamas. A cadeia sofreu danos materiais, mas já teve inicio os trabalhos de recuperação. 

COM INFORMAÇÕES E FOTOS DO PORTAL REVISTA CENTRAL

0 comentários: