1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

domingo, 5 de agosto de 2012

ONG IPHANAQ ENCAMINHA AÇÕES COM A SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA

secultong

Criação de um Centro de Pesquisa de Culturas do Imaginário Sertão na Casa Antônio Conselheiro, com reforma e intervenção física no imóvel; inserção do Arquivo de Quixeramobim, proposto pelo Iphanaq, no Sistema Estadual de Arquivos, com apoio logístico e de suporte; e participação conjunta no Conselheiro Vivo 2013, com realização de um Seminário com intensa e rica programação. Foram estes os resultados obtidos com a reunião realizada na semana dos integrantes da ONG Iphanaq com o Secretário Estadual de Cultura, Francisco Pinheiro.
O encontro ocorreu na sede da Secretaria, no 6º andar do Edifício, São Luiz, no Centro de Fortaleza, contando com a participação do titular da Pasta, Secult, Professor e Historiador Francisco Pinheiro, que recebeu comissão do Instituto do Patrimônio Histórico de Quixeramobim (ONG Iphanaq), composta pelo presidente da entidade, Aílton Brasil, os Coordenadores do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo (gerido pelo Iphanaq mediante edital Secult), Osvaldo Costa e Weynes Matos, e o jornalista e professor Danilo Patrício, que atualmente Coordena pela ONG o Projeto TAC Casarão.
Estrutura física - A reunião também contou com a participação de dois técnicos da Secult, o engenheiro Paulo Renato e o arquiteto Raimundo Rodrigues, chamados no momento pelo Secretário Pinheiro para encaminhamentos relativos à reforma e estrutura física da Casa. Atualmente ocupado pela Prefeitura de Quixeramobim, o imóvel onde nasceu Antônio Conselheiro pertence ao Governo do Estado, que o adquiriu em 2005 comprando-o de particulares e tombando-o como patrimônio do estado do Ceará.
“Vou acompanhar de perto com os técnicos a reforma a partir também de posicionamentos da prefeitura, observando a necessidade de interferência para melhor uso do local como ambiente dinâmico e valorizado pela dimensão que possui”, assegurou o Secretário. Além do funcionamento da Casa aos fins de Semana com exposições permanentes, foi debatida na reunião a interferência na parte dos fundos do imóvel, que se comunica com o Rio Quixeramobim e possui um espaço potencial para funcionamento de um anfiteatro que abrigaria programações no local.
cv 
Conselheiro Vivo 2013 - A reunião estipulou prazo para que o Iphanaq apresente antecipadamente ao Secretário proposta de programação para o Conselheiro Vivo 2013. “Temos potencial para realizar um grande Seminário, além das ideias que vocês já possuem, com o conhecimento na cidade e na região. Nesse sentido a Secult tem todo interesse em se associar à proposta”, observou Pinheiro. Ele sugeriu a formação de um Grupo de Trabalho para preparar a programação, a ser “formado entre vocês, Iphanaq, a Secult e a UFC, com quem nós temos uma proximidade também institucional”, conforme ressaltou. O encontro também tratou da viabilização de publicações com ensaios ligadas à temática Conselheiro /Canudos, incluindo os manuscritos do beato, no Ceará pesquisados atualmente por Osvaldo Costa através de dissertação de mestrado a ser defendida em 10 de agosto pelo Programa de Pós-Graduação de Psicologia da UFC.
Como presidente do Iphanaq e também historiador, Aílton Brasil indagou sobre como se efetivaria uma participação concreta da Secult ligada ao funcionamento do arquivo público municipal em Quixeramobim, destacando proposta elaborada pelo Iphanaq  que será em breve apreciada como projeto de lei pela Câmara Municipal. “Criado o arquivo, Quixeramobim será diretamente beneficiado através do Arquivo, incluída que está entre as 10 cidades com aporte de recursos em proposta já assegura pela Secult”, afirmou o titular da Secult estadual.
*O Iphanaq recebe sugestões da comunidade para Projeto Conselheiro Vivo 2013, em março do próximo ano, em Quixeramobim, marcando a data de nascimento de Antônio Conselheiro, em 13 de março de 1830. Comente, sugira e participe!
** A Casa Antônio Conselheiro recebe toda última sexta de cada mês o Projeto “Papo Cultural”, Projeto do Iphanaq que recebe convidado para falar da trajetória de vida ou pesquisa que desenvolve para socialização com a comunidade;
**O dia 13 é a data que marca na Casa o encontro mensal do Grupo de Leitura Sertões e Memórias, aberto ao público e gratuito;Confira os principais encaminhamentos da reunião entre integrantes do Iphanaq e o Secretário Francisco Pinheiro. Ainda em agosto ocorre nova reunião da ONG com o responsável pela Pasta da Cultura no Ceará:
- Reforma e intervenção na Casa para funcionamento dinâmico do local;
- Construção antecipada do Iphanaq do Conselheiro Vivo 2013, com participação da Secult Estadual em Seminário sobre Conselheiro, Canudos e Culturas do Sertão, temática pensada como criação de Centro de Pesquisa na Casa;
- Inclusão de Quixeramobim entre as 10 cidades a receber suporte de apoio e recursos para Arquivo Público, em proposta da Secult, a partir da criação do Arquivo Público Municipal, proposto à Câmara Municipal pelo IPHANAQ.

COM INFORMAÇÕES E FOTOS DO SITE DO PATRIMÔNIO VIVO

0 comentários: