1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

QUIXADÁ LUTA CONTRA A DEPENDÊNCIA QUÍMICA

 
A proposta de mudança na lei das drogas, encaminhada na quarta-feira passada para apreciação na Câmara Federal, está preocupando educadores do Sertão Central. Para discutir e encontrar alternativas de combate a possível descriminalização, professores da Escola Profissional de Quixadá, Maria Cavalcante Costa, estão intensificando ações de prevenção. Os alunos do Projeto "Com.Domínio Digital" participaram da palestra "Alcoolismo na juventude".

A iniciativa faz parte do programa de formação profissional promovido pelo Instituto Aliança, em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc). De acordo com a coordenadora do projeto na Escola Profissional de Quixadá, Solange Meneses, a proposta de descriminalização das drogas ilícitas também preocupa administradores, professores e pais.

Como o álcool costuma ser a "porta de entrada" para o consumo de drogas mais pesadas, a discussão com os alunos surgiu em boa hora. Apresentada no Município pelos educadores sociais do Proerd, serviu de alerta para os perigos do vício.

Há motivo para a preocupação. Em Quixadá, no mutirão do Campo Velho, onde a polícia constatou a existência da primeira cracolândia da região, em 2008, todos os traficantes foram presos. Agora o problema é outro, o micro tráfico.

No último ano, as policiais Civil e Militar intensificaram as ações de combate ao tráfico de drogas no Sertão Central. Apesar de não haver um volume expressivo de narcóticos apreendidos, as forças policiais estimam baixa superior a 70%. Mesmo assim, o combate e o estado de alerta continuam. Para a coordenadora, a informação e a educação são as melhores maneiras de evitar que o problema se agrave.

Reforçando as ações educativas de prevenção as drogas, a Escola Profissional desenvolve também o programa Saúde e Prevenção na Escola (SPE). Conforme a educadora Cleide Saraiva, o SPE foi implantado em 2010.

O trabalho é desenvolvido com 15 alunos. Eles se transformaram em agentes formadores. Desde então, levam os conhecimentos específicos sobre as drogas, sexualidade e outros assuntos pertinentes ao mundo juvenil para outros 410 colegas da Escola Profissional. "Esse processo, levado pelos próprios colegas, na linguagem deles, facilita a compreensão e denota confiança", acrescenta a professora.

Os estudantes têm opiniões divididas acerca da proposta de alteração da lei dos narcóticos. Para parte deles, o modelo proposto funcionará como incentivo ao consumo de drogas ilegais. Outros avaliam a proposta como saída para não se arriscarem na mão dos traficantes.

O delegado regional da Polícia Civil de Quixadá, George Monteiro, considera importante a iniciativa da Escola. A orientação educacional, principalmente, através de vídeo-aulas, é uma boa forma de alertar os jovens sobre a dependência química.

Mais informações:
Escola de Ensino Profissional Maria Cavalcante Costa
Av. Jesus Maria José, 2990
Cidade de Quixadá
Telefone: (88) 3412.5317

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR


 

0 comentários: