1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sábado, 27 de outubro de 2012

COMPETIÇÃO DE VOO LIVRE ATRAI TURISTAS PARA O SERTÃO

 
 











 

















Neste fim de semana, a cidade de Quixadá está recebendo mais de 50 visitantes, todos estrangeiros, para a disputa de voo livre FOTO: ALEX PIMENTEL
O clima seco, ruim para o nordestino, por conta da estiagem, está atraindo dezenas de turistas especiais para o sertão do Ceará. Neste fim de semana, a cidade de Quixadá está recebendo mais de 50 visitantes, todos estrangeiros. São pilotos de parapente, uma categoria de voo livre. Até o fim de novembro serão, aproximadamente, 200, garante o empresário Antônio de Almeida, proprietário do Pedra do Ventos Resort. Ele está recepcionando os esportistas.

O hotel fazenda estará lotado até o fim de novembro. Quem procura reserva é orientado para outros hotéis da cidade. Para ele, a temporada será boa enquanto os "ventos de Quixadá" estiverem soprando.

Almeida se refere à formação das "térmicas", correntes de ar consideradas combustível ideal para o deslocamento aéreo de asas-deltas e parapentes, aeronaves feitas com um tipo de tecido especial. No Centro do Ceará, os ventos sopram ainda mais fortes nesta época do ano. E 2012 promete ser o melhor deles. É o período mais seco desde o lançamento do X Ceará, uma competição radical criada há 17 anos em Quixadá. Por conta do fenômeno da seca, competidores de voo livre de todo o mundo chegam à Quixadá com o propósito de superarem seus próprios recordes, ressalta o empresário.

Primeiro grupo

A chegada do primeiro grupo de competidores estrangeiros está prevista para amanhã, dia 27. Agora, o torneio recebe o título de X Ceará Contest. Conforme os promotores da competição internacional, o suíço Amdy Fluhler e o alemão Machael Gebert, pilotos da Argentina, Alemanha, Brasil, Bélgica, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Japão, Portugal e República Theca e Suíça confirmaram presença nesta atual temporada.

Dentre as principais estrelas estão a campeã europeia italiana Nicole Fedele, a campeã mundial de acrobacia a japonesa Seiko Fukuoka e o campeão europeu de distância livre, o theco Karel Vejchodsky, dentre outras feras do voo livre mundial. Eles estão se hospedando no Pedra dos Ventos.

Noutro espaço receptivo da cidade, o Belas Artes Hotel, já estão hospedados os pilotos brasileiros recordistas Marcelo Prieto (Céceu), Donizete Lemos, Samuel Nascimento, Frank Brown, André Fleury e o argentino Hernan Pitocco.

Eles integram a equipe Amarok Expedition, uma parceria formada entra a Sol Paragliders e a Volkswagen do Brasil. Em 2007, Marcelo Prieto, conhecido como "Ceceu", Rafael Saladini e Frank Brown atingiram a marca de 461,8Km, conquistando o último recorde mundial. No início desta semana eles já atingiram o recorde anterior de distância declarada com um voo de 462Km. Decolaram de Quixadá e pousaram próximo de Timon, cidade maranhense no extremo com o Estado do Piauí.

Todavia, a equipe Amarok Expedition espera superar sua própria marca. Os outros pilotos também. Segundo o proprietário do Belas Artes, Joaquim Gomes, mais 20 fizeram reservas para os próximos dias, com o mesmo objetivo.

Ocupação

Com ventos soprando a favor, mais recordes serão batidos, inclusive de ocupação hoteleira no pior período do ano, pelo menos para os turistas convencionais. As 36 suítes estarão lotadas. Quem sabe os esportistas fiquem para as festas de fim de ano na cidade. Além da seca, as belezas naturais e a hospitalidade também são atrativos a parte. Os saltos dos pilotos também, destaca o hoteleiro.

Conforme os organizadores, para acompanhar as decolagens dos parapentes é preciso acordar cedo. Os acessos são livres.

Os pilotos saltam com o dia amanhecendo. Parte deles utiliza a rampa do Urucum, localizada ao lado do Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, há pouco mais de 5Km do Centro do município de Quixadá. O espaço está funcionando normalmente.

Outros preferem saltar da rampa do Pedra dos Ventos Resort, onde a equipe do X Ceará Contest montou sua base de acompanhamento da temporada internacional de voo livre. Dali todos os pilotos são monitorados por meio de GPS. Quando pousam, retornam à base com o deslocamento percorrido nos seus aparelhos.

Mais informações
X Ceará Contest
Telefone:
(88) 3451.2028
http://www.xcontest.org/
Sertão Central

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR

MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE

0 comentários: