1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

terça-feira, 23 de outubro de 2012

MADALENA: AÇUDES ESTÃO COM CAPACIDADES REDUZIDAS


De acordo com dados levantados junto ao sistema de monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará-Cogerh, o açude Umari, localizado no município de Madalena, está atualmente com 4,7 milhões de metros cúbicos d'água, o que representa 13,42% da sua capacidade total, que é de 35.040.000m³.

Inaugurado em junho do ano passado, o reservatório vem garantido o abastecimento da sede do município, mesmo com a adutora ainda em fase de conclusão.

O Umari está dando suporte ao fornecimento d'água da cidade através dos “cacimbões” localizados na sua jusante e que alimentam o atual sistema de abastecimento, tendo em vista que o lençol freático foi favorecido, permitindo que não houvesse colapso, como em anos anteriores.

Situação no interior do município é de extrema dificuldade
Já no interior do município, a situação vem se agravando a cada dia, tendo em vista que os pequenos e médios reservatórios estão quase todos secos. Até mesmo o açude Teotônio, um dos maiores do município, localizado na Fazenda Teotônio, pertencente ao grupo Edson Queiroz, está praticamente seco.

As comunidades rurais estão sendo abastecidas com água para o consumo humano através de carros pipas, porém em diversas localidades já está faltando água até para os animais.

Visando socorrer os animais, já que a água encontrada no subsolo é imprópria para o consumo humano, a prefeitura de Madalena vem realizando a escavação de cacimbas nos leitos dos rios e riachos, no entanto, algumas localidades estão situadas geograficamente em áreas que não possibilitam tal ação.

Entre as medidas nescessárias a serem adotadas no momento, está a ampliação do número de carros pipas para atender a demanda que cresce a cada dia.


Como forma de amenizar o sofrimento decorrente da falta d'água e de pasto para os animais, a esperança dos produtores rurais é no sentido de que possa ocorrer algumas chuvas a partir do mês de dezembro. Até lá, as dificuldades irão se acumulando.

MATÉRIA POSTADA NO BLOG DO CHICO ALMIR 

 

0 comentários: