Formas de prevenção:
Alguns usuários conseguiram descobrir a tempo estes. A experiência deles é imprescindível como alerta a todos que utilizam os terminais de auto-atendimento:
Depoimento 1:
Um chupa-cabra foi percebido por uma estudante quando ela tentou sacar dinheiro com cartão numa agência do Banco do Brasil, notou algo diferente na operação, pois o terminal dispensou a digitação da senha de letras. De imediato, ela retirou o cartão com força. Junto com o cartão, vieram a leitora falsificada, a moldura e o teclado do terminal eletrônico, que se despregaram.
Depoimento 2:
Um chupa-cabra foi encontrado no setor de auto-atendimento da Caixa Econômica, que pode ter lesado várias pessoas. A descoberta foi feita por um funcionário do banco que foi fazer saque no local e estranhou o fato da leitora do cartão ter balançado.
Ao constatar a existência do “chupa-cabra”, instalado em cima do equipamento original, o bancário acionou a Policia Militar e apresentou o aparelho na delegacia. O artefato de material sintético, com circuito eletrônico é similar ao original.
Depoimento 3:
A máquina que tem o chupa-cabra fica com um leitor de cartão maior e, por vezes, torto. Pode haver fios soltos e a máquina pode estar com a tampa aberta, ou melhor, destrancada (levanta se você puxar).
O complemento do chupa-cabra é uma câmera que filma sua senha. Desconfie de uma câmera por perto que consiga filmar você digitando (ela deve filmar o seu rosto e não as suas mãos).
Depoimento 4:
Quando há um chupa-cabra instalado dá pra notar a diferença com certeza. Quando você passa o cartão na máquina ele fica muito frouxo ou então muito mais apertado do que o normal.
- Verifique se o dispositivo onde o cartão é inserido está fixo.
- Verifique se há algum acessório ou ressalto no dispositivo de entrado do cartão.
- Certifique-se que a máquina não tenha fios aparecendo ou a tampa aberta.
- Desconfie quando só um terminal está funcionando e todos os outros estão inoperantes, provavelmente o que funciona tem o chupa-cabra.
- Desconfie quando há uma câmera dirigida para as suas mãos. As câmeras de vigilância dos bancos normalmente estão voltadas para o rosto.
- Desconfie quando uma das etapas de verificação não é solicitada, como por exemplo, a parte alfabética da senha.
2 comentários:
someExcelentes dicas, Fernando!
Muito bom, jamais saberia como evitar este tipo de coisa. Obrigado pela informação q além da notícia nos dar a maneira de nos protegermos. Vc é muito inteligente e o sertão é notícia hj é essencial para o nosso Quixeramobim.
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