1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

IPHANAQ COBRA AÇÕES NO MEMORIAL ANTÔNIO CONSELHEIRO


FOTO: SISTEMA MAIOR DE COMUNICAÇÃO


Na última semana uma denúncia sobre o abandono do Memorial Antônio Conselheiro localizado na cidade de Quixeramobim foi destaque em grande parte da mídia cearense.

Fotos do Memorial completamente abandonado com matos e parte dos bonecos que reconstituem o beato Antônio Conselheiro e seus seguidores no chão foram motivos de repúdio da população em consequência deste abandono. Em 21 de marçode 2011 o blog O Sertão é Notícia denunciou não só o abandono do memorial, maso esquecimento de Antônio Conselheiro em sua terra natal. Após mais está denúncia de abandono do “Templo Cultural de Quixeramobim”, pelo menos era pra ser, o titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Quixeramobim, Jean Ferreira, disse em entrevista ao jornal Diário do Nordeste que medidas estavam sendo adotadas e que a limpeza do jardim onde as esculturas de madeira, representando Antônio Conselheiro e seus seguidores, estão expostas, principal objeto da denúncia do Iphanaq, também já foi realizada. Sobre o problema, ele explicou serem constantes os atos de vandalismo naquele local.

O Instituto do Patrimônio Histórico Cultural e Natural de Quixeramobim (Iphanaq), apresentou no dia 09 de novembro, por ocasião da inauguração do prédio da promotoria em Quixeramobim, ofício informando ao Ministério Público sobre o assunto, e solicitando ação do mesmo sobre a gestão municipal da Cultura, estendida a esclarecimentos sobre ausência de ação e aplicação de recursos. 

O assunto foi discutido pelos integrantes do Iphanaq, resultando em documento com assinatura dos que se posicionaram nesse sentido. A nota continua aberta para receber mais assinaturas de quem quiser se posicionar nesse sentido. 

Acompanhe abaixo a nota pública assinada por integrantes da entidade.

Desmonte da Cultura em Quixeramobim ou a Degradação do que seria
A partir de manifestação da população em Quixeramobim e de material publicado, com fotos, pelo Sistema Maior de Comunicação informando sobre abandono e degradação do Memorial Antônio Conselheiro, nos manifestamos:
As imagens do sucateamento e abandono do Memorial, bem como o esvaziamento, os equívocos e a falta de uso do equipamento, bem como a própria não conclusão da obra, embora “inaugurada” em 1997, mostra simbólica e cruamente o descaso do município com a Pasta Cultura que, oficialmente existe como Gestão Pública, recebendo recursos públicos a partir de arrecadação do município.
Para as novas gerações, faz-se necessário dizer que,mesmo inaugurada com cerimônia e autoridades em 1997, por conta do centenário da Guerra de Canudos, o equipamento não foi concluído, como já atestou o próprio profissional que a concebeu arquitetonicamente, Fausto Nilo Costa Júnior, restando, segundo se observa, a finalização de aspectos como:
- Cineteatro Auditório não finalizado, sem cadeiras adequadas, climatização e acabamento;
- Degradação da rampa com passagens sobre Conselheiro/Canudos, que dá, ou daria, acesso à pedra em Memória de Conselheiro e dos canudenses mortos em combate. Inicialmente sem acesso à população, e em seguida com os quadros destruídos pela ausência de acompanhamento;
- Não conclusão do Projeto de Jardinagem, para funcionamento e uso da população;
- Ausência da criação de um acervo próprio, conforme previsto, e esvaziamento conteudístico do pouco implantado anteriormente, como a Biblioteca Pública Ismael Pordeus;
- Falta de programação permanente e não interação com a vida da cidade.
Informamos que o Iphanaq prestou as informações à promotoria, por conta da instalação de prédio da mesma na cidade, pedindo providências junto às autoridades, além de solicitar informações sobre aplicação de recursos na Cultura como Gestão Municipal, ou a falta disso.
A Ong Iphanaq, mesmo com os obstáculos, realiza atividades na Casa Antônio Conselheiro, discutindo com a Secult e outras instâncias o futuro dos dois espaços, Casa e Memorial.
Por oito anos de gestão, não foi viabilizado um diálogo concreto institucional com a Secretaria e Prefeitura, sobre assuntos da Pasta Cultura, o que se estendeu em assuntos como a ausência de ação para uma política de patrimônio no Centro, ocasionando na perda de recursos para Quixeramobim no PAC do Patrimônio, após os esforços de nossa entidade, além de outros muitos temas, como as s perdas como a ausência da criação de produtos ligados à memória Conselheiro/Canudos, a ser trabalhada no campo educacional.
Informamos através desta nota que continuamos as mobilizações no campo da Cultura no município, como a organização em curso do Conselheiro Vivo 2013, em maço do referido ano.
Atenciosamente, integrantes do Iphanaq, seguindo:

Aílton Brasil; Antônio Carlos Lemos da Cruz, Artur Eduardo Saraiva Costa, Danilo Almeida Patrício, Elistênio Alves, Edmilson Nascimento, João Paulo Barbosa, Mayara Albuquerque, Iran Nascimento, Roberto Barbosa Farias, Weynes Matos.

POR FERNANDO IVO
COM INFORMAÇÕES DO IPHANAQ E DIÁRIO DO NORDESTE 

0 comentários: