1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CONFUSÃO: DOIS VEREADORES SE CONSIDERAM PRESIDENTES DA CÂMARA EM BOA VIAGEM


FOTO: MONTAGEM

No último dia 1° a vereadora Maria Alzira (DEM) foi eleita por maioria de votos no Poder Legislativo do Município. Oito dos 15 parlamentares que compõem a Casa votaram nela, segundo a vereadora, que presidiu a sessão que a elegeu, por ter sido a campeã de votos em Boa Viagem no pleito de 2012.

No entanto, seu adversário na disputa, o vereador Anchieta Paiva (PDT), afirma que houve fraude na votação. Ele argumenta que os demais vereadores foram impedidos de acompanhar a contagem dos votos.

“Temos testemunhas que a viram tirando dois votos do bolso pra somar aos seus e se fazer vencedora”. Anchieta afirma ainda que sofreu agressão física e foi ameaçado de morte pelo marido de Maria Alzira.

Diante do tumulto que se formou, Anchieta e outros sete vereadores deixaram o plenário no dia 1° sem assinar a ata do evento. Considerando a eleição inválida, eles marcaram outra votação para o último dia 5. A sessão foi realizada com o parlamentar e mais sete outros vereadores que o apoiavam na calçada da Câmara. Dessa vez, o pedetista foi eleito.

Agora, ele defende que a sessão do dia 1º deve ser nula, porque Maria Alzira não poderia ter presidido ao mesmo tempo em que era candidata segundo o regimento interno da Casa e a Constituição.

Já Maria Alzira diz que todos os parlamentares tiveram acesso à contagem de votos e defende que houve transparência no processo.

Ela afirma ainda que o que houve foi que algum dos apoiadores de Anchieta votou nela. “O voto é secreto”.

Sobre as acusações de agressão, a parlamentar afirma que não ocorreu o que foi relatado por Anchieta.

Entretanto, ele afirma protocolará ação na Justiça Eleitoral pedindo anulação da eleição do dia 1°, validando a votação em que foi eleito presidente e requisitando a posse das chaves da Câmara Municipal.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Diante do impasse com a realização de duas sessões e sem acordo entre os vereadores, caberá à Justiça decidir o comando do Poder Legislativo do município de Boa Viagem, no Sertão Central. 

MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O POVO ONLINE

 

0 comentários: