1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

BANABUIÚ: IBAMA APREENDE MAIS DE 400 KG DE PEIXE EM PERÍODO DE DEFESO














  


Espécie curimatã, apreendida na operação. Foto: Honório Barbosa

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) apreendeu na tarde desta terça-feira (26), mais de 400 quilos de peixes no açude de Pedras Brancas, na cidade de Banabuiú, distante 221 km de Fortaleza. Até o dia 30 de abril está proibido a pesca e comercialização de peixes e crustáceos. A intenção é permitir a reprodução das espécies na natureza.
Na operação, uma pessoa foi presa e encaminhada para a delegacia da cidade, onde foi autuada por crime ambiental e terá que pagar multa de R$ 8.700. "Apesar da estiagem, o período de defesa está mantido. A pesca segue proibida até o final de abril. Todo pescador está recebendo o seguro desemprego pago pelo governo e isso serve para garantir a sua renda no período em que a atividade de pesca está suspensa", enfatiza Fábio Bandeira, chefe do escritório regional do Ibama de Iguatu. 
 
Apesar da grande quantia de peixe apreendida, Fábio Bandeira avalia que, desde o começo do período de defesa, o comportamento dos pescadores é positivo. "Boa parte dos pescadores estão respeitando esse período e isso é fundamental para a conservação do Meio Ambiente', destaca.
Os peixes, que são da espécie curimatã, vão ser doados para instituição filantrópicas da Região. 

MATÉRIA POSTADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE


 

0 comentários: