1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

CARAVANA UNILAB VISITA QUIXERAMOBIM




O município de Quixeramobim recebeu durante toda esta quinta-feira, 31, o Reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Paulo Speller, acompanhado pela coordenadora de Ensino de Graduação da Unilab, Andréa Linard; o coordenador da Área de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Aleixo Brito; a coordenadora do Curso de Agronomia, Albanise Barbosa Marinho; a coordenadora do Curso de Enfermagem, Emília Chaves, e outros professores das áreas.

O intuito da visita foi conhecer equipamentos que possam servir como locais de estágio para alunos das Áreas de Desenvolvimento Rural e de Saúde Coletiva e futuramente para alunos do curso de Medicina Veterinária (ainda em fase de formulação). A comitiva foi recebida logo pela manhã pelo Prefeito Cirilo Pimenta em seu Gabinete.

Logo em seguida toda a comitiva cruzou os sertões quixeramobinenses onde conheceram o Vale Forquilha e foram surpreendidos por agricultores que  fazem parte do Projeto pingo D’água dando aula de como matem em plena seca uma grande produção de Mamão, tomate, pimentão, goiaba, dando emprego e renda para centenas de pessoas. 

Logo em seguida a comitiva retornou a cidade onde conheceram as instalações do CENTEC e da Escola Agrícola. Logo após, a fábrica de doce Gostosura foi apresentada para os visitantes como uma das empresas destaque do município, ao qual começou com um pequeno grupo de pessoas e hoje gera emprego e renda aproveitando a grande quantidade de leite produzida em Quixeramobim. 


A Universidade Aberta do Brasil também foi visitada. O coordenador Marcos Machado mostrou todas as instalações da UAB. O final da visita foi na fazenda Normal que ocupa uma área de 1.507 hectares, onde estão localizadas 11 unidades didáticas dos seguintes produtos: coco, laranja, manga, sapoti, acerola, uva, goiaba, caju anão-precoce, bovinocultura e ovinocaprinocultura (tração animal e motora).


Segundo Paulo Speller, Reitor da UNILAB, a visita foi de grande importância para a equipe conhecer Quixeramobim, o Reitor disse ainda que foi uma avaliação muito positiva.  “Nós vamos fazer uma avaliação mais técnica e mais acadêmica com toda a nossa equipe e existe uma conversa que estamos realizando com o município, a partir desta conversa sentaremos novamente com o prefeito para decidirmos algo”. O prefeito Cirilo Pimenta disse que esta visita é um grande passo para uma grande parceria entre a UNILAB e Quixeramobim. “Estou com muita fé, mostramos o que temos de melhor, principalmente a simpatia e a boa vontade da nossa população, e esse já é o segundo encontro que tivemos com a UNILAB e se Deus quiser vamos trazer este campus para Quixeramobim”.

Também acompanhou a caravana o Secretário de Ciência e Tecnologia Dr. Oriá, o Secretário de Agricultura Celinho Oliveira, a Secretária de Educação Socorro Pinheiro e o Coordenador da Universidade Aberta do Brasil Prof. Marcos Machado e o vereador Paulo Ferreira. 
CONFIRA VIDEO


 POR FERNANDO IVO
FOTOS: osertaoenoticia.com

 







0 comentários: