1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 27 de março de 2013

QUIXERAMOBIM: PREFEITO SOLICITA CARROS PIPAS PARA TRANSPORTAR ÁGUA PARA OS ANIMAIS


A seca deste ano, e a que aconteceu no ano passado, está deixando Quixeramobim em pleno estado de calamidade, está faltando água, os reservatórios e mananciais do município estão entrando em colapso, devido o estoque de apenas dez por cento (10%) de suas capacidades, e muitos já na marcam do zero.

O alerta foi feito pelo prefeito Cirilo Pimenta, que observa que, o abastecimento para as pessoas já está com muitas dificuldades e, para o gado, praticamente, não existe, decretando um percentual de mortes muito grande. Ele reconhece que aconteceram algumas chuvas no Dia de São José, mas que não são suficientes, porque o inverno precisa continuar para melhorar o nível dos reservatórios.

Lembra que as pastagens já se acabaram e que isso está causando muita dificuldade para a alimentação dos animais, além de problemas para os proprietários de rebanhos, porque o milho, praticamente, não existe e, quando tem, é muito caro, porque falta o da Conab. “O meu município, em matéria de água, está em petição de miséria e aproveito para alertar as autoridades pela ajuda, porque, não existindo, será o caos total”, apela.

Ele foi à Brasília para, junto a órgãos federais, conseguir liberação de recursos para a construção de poços profundos, cacimbas e buracos de todo tipo para conseguir água que, praticamente, o município não tem mais. O que está, segundo ele, salvando, em parte, a situação é a frota de carro pipa que está trazendo água de onde ainda existe.

O prefeito alerta que é preciso carro pipa para transportar água para os animais, porque estão morrendo mais por falta do líquido. Por outro lado, lembrou que o hospital regional do município está em pleno andamento e que o governo estadual está à frente de tudo para que a obra fique pronta para entrar em serviço, no máximo, até o fim do ano.

MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL O ESTADO 

 

0 comentários: