1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sexta-feira, 12 de julho de 2013

COGITAÇÃO DO USO DE MEMORIAL COMO SEDE DO LEGISLATIVO CAUSA OPINIÕES CONTRÁRIAS EM QUXERAMOBIM




Após uma convocação do Promotor Igor Pereira Pinheiro, os vereadores de Quixeramobim participaram de uma reunião na tarde desta quinta-feira, 11, onde foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que até o dia 19 de julho o poder legislativo de Quixeramobim seja instalado em uma nova sede.   


A intervenção do Ministério Público veio a partir das reclamações realizadas pela falta de acessibilidade do prédio da Casa de Câmara e Cadeia, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Segundo a acessória de comunicação da Câmara as condições não são adequadas para sediar as instalações do legislativo, por conta das dificuldades de acessibilidade, ocasionadas pela escadaria que dá acesso ao plenário, ausência de banheiros no primeiro piso, espaço pequeno, não há um local adequado para imprensa, tampouco para os próprios vereadores realizarem suas reuniões.

O presidente da Câmara, Everardo Júnior afirmou que a escolha do novo local será discutida entre dos vereadores e que o Memorial Antonio Conselheiro é cogitado como uma das possibilidades para sediar o legislativo, no entanto, a definição deverá ocorrer até o dia 19 de julho. Com a cogitação do Memorial Antônio Conselheiro, várias pessoas se posicionaram contra.

O ex-secretário de cultura de Quixeramobim, Ricardo Porto, acha inaceitável a utilização do memorial para sede do legislativo. “É Muito fácil de resolver, diminui o número de assessores parlamentares, que é demais, e aluga uma edificação para Câmara Municipal enquanto constrói a sede própria. Só não pode nunca, em momento algum querer se apropriar da estrutura municipal destinada à cultura para outros fins” comentou.

Terezinha Oliveira, ex-secretária de cultura, também se disse contra esta transferência da Câmara para o memorial. “É inquestionável que a acessibilidade é requisito básico. Mas o sacrifício sempre recai no aspecto cultural, com o agravante de ser uma referência a Antônio Conselheiro. É a lei do menor esforço e/ou a comprovação de que Antônio Vicente Mendes Maciel nasceu em Quixeramobim, mas Quixeramobim não é a sua o seu torrão natal. Se disserem que lá está obsoleto eu respondo que muito há o que fazer nas suas dependências cuja missão é a valorização e o fomento das nossas expressões culturais, a formação de agentes e plateia para eventos artísticos, onde deveria existir biblioteca, oficinas etc. Quem dá vida e função aos equipamentos públicos são programas consistentes que respondam aos anseios dos munícipes que elegem o gestores e legisladores. O Memorial foi construído com recursos do PROARES para atender às crianças e jovens em seu direito de acesso ao fazer e lazer cultural com uma parceria com entidades que também fazem cultura como SESC, realizador da grande mostra cultura como o Cariri das Artes, Terreiros da Tradição e outros, além do Sistema Maior que produz a Quiarte”, completou.


O secretário atual de cultura, Joãozinho Eloi, disse a nossa reportagem que ainda não foi comunicado sobre o caso. “Não fomos informado ainda sobre essa solicitação do poder legislativo. Se isso ocorrer vamos nos reunir com o prefeito e os vereadores e decidiremos o que é mais viável e importante para a sociedade quixeramobinense”. 


Nossa equipe entrou em contato com o presidente da Câmara, Everardo Junior. Por telefone ele nos informou que o local a ser escolhido será usado apenas para as realizações das sessões que acontecem nos dias de quarta pela manhã.  Everardo Junior também comentou que infelizmente há seis meses não se ver a utilização daquele espaço para realização de atividades culturais e que se o auditório do memorial for escolhido para a realização das sessões, e no momento coincidir com algum movimento cultural, a casa irá providenciar outro espaço. 

POR REDAÇÃO 



6 comentários:

É fora de serié o que acontece nessa cidade,Everardo junior se o memorial não ta sendo utilizado é pq falta espaço e investimento para a cultura.Parabés a Terezinha por sua colocação.O qé cultura para vcs gestores publicos?será q é trazer bandas de forró cantando pornografias entre outras?A nossa cultura tá devastada assim como o esporte que não anda nessa cidade,é uma vergonha dizer q aqui se tem cultura e esporte.A secretaria de cultura e esporte só serva pra uma coisa:empregar babões e pessoas colocadas por vereadores.Ta bom de vcs escutarem mais o hino de Quixeramobim pra ver se acordam senhores vereadores...

Quero esclarecer que no Centro Cultural Memorial Antônio Conselheiro não tem auditório nem quadra. Existe um TEATRO que eventualmente é usado como auditório e um ANFITEATRO para eventos artísticos culturais que era aproveitado como quadra esportiva por atletas amadores.

Olha realmente o Memorial não vem sendo utilizado pra NADAA!Lembro-me que tive a oportunidade de conhecer a 1ª parte do memorial,onde era apresentado por um instrutor que mediantes a quadros explicava um resumo da guerra de Canudos,acho que hoje em dia alunos do ensino fundamental e médio talvez nunca tenha conhecido! Isso comprova mais uma vez que não existe até o momento uma gestão(secr.de turismo) competente,assumem a vaga de secretario e "não exerce o cargo"! A culpa de disso é a do prefeito! Porque é ele que escolhe a sua equipe de trabalho! Se formos na lógica realmente era uma boa sede do legislativo,pois o memorial está jogado ao vento!por isso é chamado de ELEFANTE BRANCO". Mais temos que entender que la é um patrimônio Cultural e logicamente não convêm instalar um setor diferente! O que tem que ser feito é a construção de um espaço para a CÂMERA.

Nossos vereadores não trabalham, a camara funciona simplesmente para abrigar varias pessoas para baterem um papo e tomar um cafezinho, por isso se ficarem sem sede melhor, assim diminuirá as despesas do nosso município.
Conheço a importância de um poder legislativo. Mas com essa atuação dos nossos vereadores eles podem se reunir embaixo de qualquer arvore que não fará a menor diferença para a população.

Ass: Consciência

Só em Quixeramobim mesmo se pensa em usar um ESPAÇO CULTURAL para abrigar uma CÂMARA DE VEREADORES. Nossos mui dignos representantes, que entre os quais CULTURA é uma raridade, vamos observar os projetos apresentados, os discursos, os trabalhos alí realizados, que logo veremos a finalidade dos senhores EDIS. Para a maioria funciona como um bom emprego para sim e para seus familiares e cabos eleitorais. Eu mesmo já assisti a determinadas sessões de homenagens, de entrega de comendas, que é uma verdadeira palhaçada. Os ditos cujos homenageados, ou não fizeram nada que justificasse ou , se fizeram, foi porque estavam ocupando uma posição muito bem remunerada, isto é , apenas sua obrigação. ISTO É FAZER O POVO DE BESTA, DE IDIOTA, agora mais uma, de não ocupar condignamente o MEMORIAL e ainda colocar lá quem só pensa em si. Dia de sábado tem um programa dos nossos EDIS na RÁDIO
CRISTAL que é uma verdadeira auto-promoção, que CULTURA, em?
Escutem e se decepcionem.

De início cumpre destacar que não foi decidido o local da Câmara, mas que é certo que deve sair do espaço histórico, haja vista a necessidade de acessibilidade, bem como de espaço para comportar as pessoas. A idéia de utilizar o Memorial, do qual sou adepto, não é de desvalorizar a cultura, ou mesmo desnaturar o espaço. Mas de convivência com o espaço, de valorizá-lo, como atualmente ocorre com o MEMORIAL PADRE CÍCERO em que FUNCIONA A CÂMARA DE VEREADORES DE JUAZEIRO DO NORTE. Usando parte do Memorial, que seria apenas para as sessões,uma vez por semana, pois o espaço antigo da Câmara continuaria funcionado administrativamente. Trazendo um Poder pra dentro do memorial só iria valorizá-lo ainda mais. Faço um desafio, vamos ao memorial de Juazeiro e vamos comparar? Essa idéia a utilização do espaço uma vez por semana pela Câmara desnaturaria aquele local é a mesma idéia de que progresso necessariamente é contra a cultura, que desenvolvimento é apagar a história, como se desenvolvimento não pudesse conviver com cultura, com meio ambiente, quando sabemos que é plenamente possível desenvolver-se com respeito a tais áreas. Ora, trazer a Câmara ao Memorial seria até uma forma de aproximar cada vez mais o Poder Público daquele importante espaço, seria, a meu ver, uma forma de grande valorização, de vitalização do local. É estreitar o Poder Legislativo, fiscalizatório, com a Cultura, abraçando e convivendo com tal espaço, inclusive o assumindo com o Poder Executivo....Onde é que se a sessão da Câmara (repito é apenas a sessão uma vez por semana, pois a parte administrativa continuaria no atual prédio) impediria que houvesse as demais atividades naquele local? Abraços...