1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

QUIXERAMOBIM: SOCIEDADE BENEFICENTE ANA ALMEIDA MACHADO PODE FECHAR POR FALTA DE RECURSOS

BAZAR BENEFICENTE/ARQUIVO SOBAM




A SOCIEDADE BENEFICENTE ANA ALMEIDA MACHADO- SOBAM, fundada em 1978, pelo então Deputado Alfredo Machado, com a finalidade de canalizar recursos para atender pessoas carentes, através da assistência social, educação e saúde, vem sofrendo com a falta de recursos.



Segundo os responsáveis pela SOBAM, a sociedade beneficente é responsável por vários projetos desenvolvidos no município, como a construção e manutenção de duas creches comunitária, atendendo  a 100 crianças cada, nos bairros Deposito (Creche Ana Almeida Machado); e bairro Monteiro de Morais, (Creche Helena Pontes), que hoje é de responsabilidade da prefeitura. Também manteve durante 20 anos, o Clube do Idoso Heloisa Costa,( rua 25 de março); além de fundar  o  Clube de idosos de são Miguel,e manter  durante 10 anos, 22 salas de aula pré-escolar, distribuídas em várias comunidades, em convênio com a ex-LBA. A SOBAM também é responsável pela implantação de um grupo de produção com reciclagem de retalhos com 80 artesãs, capacitando com cursos de artesanatos mais de 300 pessoas, e ministrando 12 cursos de corte e costura. Também implantou em parceria com o SERPRO, um projeto de Inclusão Digital que desde o ano de 2006, ministra cursos de informática para pessoas carentes e no ano de 2003, o Projeto de Inclusão Educacional e Social dos surdos, em parceria com a Prefeitura, atendendo a mais de 30 surdos. Com uma parceria com a Secretaria da Ação Social do Estado já foi ministrado 08 cursos de LIBRAS, facilitando a comunicação com os surdos.



Outro ponto fundamental da SOBAM são os trabalhos educativos através de seminários, palestras e reuniões. Anualmente os dias da Criança, Ancião, Natal e Semana dos Surdos, são feito de uma maneira especial com festas e distribuições de presentes.



Todas estas ações contam com o acompanhamento da responsável pela SOBAM, Aldenora Machado, que informou a nossa reportagem está tendo dificuldades em manter estes projetos pela falta de recursos que foi interrompido após a implantação dos CRAS E CREAS, pelo Governo Federal. Segundo Dona Aldenora Machado, os recursos destes convênios foram alocados para estes órgãos deixando as associações desamparadas, tendo que sobreviverem através da filantropia. “Mesmo com está dificuldade estávamos caminhando porque promovemos bingos, feiras de usados, e alugamos os dois prédios das creches a Prefeitura por um valor de R$ 1500,00. Com estes recursos pagávamos o aluguel da sede da SOBAM, a funcionária, internet, água, luz, etc. Com o atrazo destes pagamentos estamos com um débito de quase 10.000, 000, dez mil reais.  Por isso estamos com a campanha da arrecadação do CUPOM FISCAL, para ver se alivia esta situação. Fiz o cadastro da SOBAM na SEFAZ, fiz o projeto de aplicação dos recursos arrecadados e para cada 1000 reais em cupom, temos 5,00. Estamos com esperança de que esta ação possa minimizar este grande problema”, completou. 

As urnas para ser depositadas os cupons fiscais estão espalhadas por comércios na cidade. Quem quiser colaborar basta depositar seu cupom que estará contribuindo. 



MAIS INFORMAÇÕES

SOBAM- Sociedade Beneficente Ana Almeida Machado

Rua Dr. Monteiro Filho, 227

POR REDAÇÃO 


0 comentários: