Distribuição
A curiosidade seria ainda maior se ele tivesse o cuidado de retirar a mandioca por inteiro. Mesmo assim, estava feliz. Além de separar um pouco para a comemoração da vitória do Brasil sobre a Holanda, distribuiu o restante com os colegas de trabalho e amigos. Assada, é um excelente tira-gosto.
Ironia
Por ironia, o servidor possui uma pequena propriedade. Fica situada na localidade de Pote Seco, a pouco mais de 12km do Centro de Quixadá. Lá, a principal cultura é a do milho. Mas este ano, além do prejuízo, não deu nada. O inverno foi fraco. Faltou água. Daí a felicidade com a colheita da enorme macaxeira. Ele se sentiu de alma lavada. A área no pátio dos fundos do Detran poderia ser transformada em um jardim. Estava previsto no projeto arquitetônico. Todavia, o hábito herdado do pai falou mais alto. Terra boa no sertão, não importa onde, não se desperdiça. A iniciativa de Chico do Detran reflete uma necessidade dos trabalhadores rurais de Quixadá. Ontem, lideranças do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixadá (STTRQ) se reuniram para discutir o engajamento dos associados no programa "Quintais produtivos", desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado. O modelo é uma das opções propostas pelo Governo do Ceará como mais um suporte para convívio no semiárido.
Investimento
A SDA está investindo R$ 20 mi nesse projeto. Os recursos são do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com uma contrapartida de 15% do Governo do Estado. O objetivo é atender cerca de 1.500 famílias do Interior com captação, armazenamento e utilização de água para produção de alimentos. O projeto prevê a construção dos quintais, com horta, pomar e criatório de pequenos animais. A água será armazenada em cisternas, com capacidade para 50 mil litros. Também está prevista a distribuição de sementes.
Parceria
"A gente carrega na veia o sangue nordestino, de quem acredita na terra como uma parceira"
Chico do Detran
Servidor público
MAIS INFORMAÇÕES
Detran do Município de Quixadá
Sertão Central
(88) 3445.1060
Alex PimentelDiário do Nordeste
0 comentários:
Postar um comentário