O desafio agora é a escolha do local mais adequado para atender a região. Cinco municípios se prontificaram: Quixeramobim, Quixadá, Canindé, Boa Viagem, Tauá. Demostrando o espírito democrático do governador, a escolha será realizada pelos próprios municípios da região, mediante eleição com as autoridades municipais. Todas têm condições de receber este aparelho público e suas reivindicações são legítimas. Entretanto, apontaremos aqui os motivos da candidatura de Quixeramobim e a enorme vantagem para a região.
De início, cumpre destacar a localização geográfica de Quixeramobim, pois se encontra no Centro do Ceará, portanto próximo a todos os municípios, e com fácil acesso; o fato de esta cidade ser a nona mais antiga do Ceará, onde a maioria dos municípios foi desmembrada dele, fazendo com que se tenha vínculo afetivo com todos eles.
Quixeramobim tem tradição em Medicina, pois o Hospital Dr. Pontes Neto por muito tempo atendeu a toda a região, sendo o pioneiro no Interior, fazendo lembrar o valoroso dr. João Pontes Neto, que com abnegação conseguiu implantar o primeiro estágio rural para estudantes de Medicina. Colegas especializados vinham ao seu convite realizar cirurgias e terapêuticas modernas para a época.
Quixeramobim tem um excelente suporte hídrico. A sua capacidade hoteleira, com bons hotéis e pousadas; o setor energético, áreas para a construção e o nível histórico e cultural desta cidade favorecem a instalação de tal empreendimento.
Apesar de estarmos preocupados em tratar da vida, não se pode olvidar a possibilidade de um infortúnio, para tanto conta o Município com o Instituto Médico Legal (IML), logo se não lograr êxito e o paciente vier a óbito, será desnecessário transferi-lo para outro município para a realização de autópsia, o que causaria mais ainda transtorno e dor aos familiares do falecido.
Assim, vislumbramos a escolha deste município como o melhor para a região, e que sábia seja esta escolha, afinal, como afirmou Thomas Mores, “a fé é a luz que guia cada escolha”.
Rômulo Coelho
Médico e ex-deputado estadual
0 comentários:
Postar um comentário