1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sexta-feira, 11 de março de 2011

HOSPITAL REGIONAL DO SERTÃO CENTRAL NO CORAÇÃO DO CEARÁ


Artigo
 
Com o escopo de desafogar os hospitais de Fortaleza e prestar melhor atendimento aos usuários de saúde do interior do Estado, o governador Cid Gomes, em seu 1º mandato, empreendeu esforços na construção de dois hospitais regionais: o de Sobral, onde atenderia a região Norte; e o de Juazeiro do Norte, responsável pela região do Cariri.

Na campanha derradeira, comprometeu-se, em seu 2º mandato, a construir mais dois hospitais, sendo um na Capital e outro no Sertão Central. Com o sucesso sufragado nas urnas, já firmou ser prioridade a construção deste hospital, em especial no Sertão Central. Este anúncio trouxe esperança a tal região na certeza de que ficará de vez no passado o tenebroso cenário de ambulâncias rasgando as estradas em direção à Capital transportando seres humanos sedentos de um atendimento médico, no incessante desafio de prorrogar a vida; das intermináveis filas de pessoas jogadas em macas, com semblante de dor, totalmente desamparadas nos corredores do Instituto Dr. José Frota.

O desafio agora é a escolha do local mais adequado para atender a região. Cinco municípios se prontificaram: Quixeramobim, Quixadá, Canindé, Boa Viagem, Tauá. Demostrando o espírito democrático do governador, a escolha será realizada pelos próprios municípios da região, mediante eleição com as autoridades municipais. Todas têm condições de receber este aparelho público e suas reivindicações são legítimas. Entretanto, apontaremos aqui os motivos da candidatura de Quixeramobim e a enorme vantagem para a região.

De início, cumpre destacar a localização geográfica de Quixeramobim, pois se encontra no Centro do Ceará, portanto próximo a todos os municípios, e com fácil acesso; o fato de esta cidade ser a nona mais antiga do Ceará, onde a maioria dos municípios foi desmembrada dele, fazendo com que se tenha vínculo afetivo com todos eles.

Quixeramobim tem tradição em Medicina, pois o Hospital Dr. Pontes Neto por muito tempo atendeu a toda a região, sendo o pioneiro no Interior, fazendo lembrar o valoroso dr. João Pontes Neto, que com abnegação conseguiu implantar o primeiro estágio rural para estudantes de Medicina. Colegas especializados vinham ao seu convite realizar cirurgias e terapêuticas modernas para a época.

Quixeramobim tem um excelente suporte hídrico. A sua capacidade hoteleira, com bons hotéis e pousadas; o setor energético, áreas para a construção e o nível histórico e cultural desta cidade favorecem a instalação de tal empreendimento.

Apesar de estarmos preocupados em tratar da vida, não se pode olvidar a possibilidade de um infortúnio, para tanto conta o Município com o Instituto Médico Legal (IML), logo se não lograr êxito e o paciente vier a óbito, será desnecessário transferi-lo para outro município para a realização de autópsia, o que causaria mais ainda transtorno e dor aos familiares do falecido.

Assim, vislumbramos a escolha deste município como o melhor para a região, e que sábia seja esta escolha, afinal, como afirmou Thomas Mores, “a fé é a luz que guia cada escolha”.

Rômulo Coelho
Médico e ex-deputado estadual

FONTE: SISTEMA MAIOR DE COMUNICAÇÃO

0 comentários: