1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

segunda-feira, 28 de março de 2011

TRADIÇÃO RELIGIOSA: IPHANAQ REALIZA FILMAGEM DA ROMARIA DE SÃO JOSÉ EM VÁRZEA DA PEDRA, QUIXERAMOBIM

vpedra
Altar de São José na comunidade Várzea da Pedra

No dia 19 de março, a ONG IPHANAQ realizou a filmagem da romaria de São José na comunidade de Várzea da Pedra, distrito de Manituba, distante 35 km da sede de Quixeramobim. Moradores e frequentadores da romaria vêm de localidades vizinhas relatam movimentações da romaria há mais de 50 anos. Portanto, trata-se de uma manifestação já consolidada como memória histórica e religiosa muito significativa para os todos os devotos de São José da região.
frequetandores romaria
Moradores da região deslocam-se para participar da romaria

A ideia de registrar em vídeo essa romaria surgiu nas oficinas de audiovisual da primeira turma do Ponto de Cultura Patrimônio Vivo, em fevereiro de 2010.
Nesse primeiro momento, o idealizador do projeto e Coordenador do Ponto de Cultura, Neto Camorim e Weynes Matos, realizaram a filmagem da romaria, seguindo todo o percurso percorrido pelos fiéis, acompanhando a via sacra e a missa, que é realizada todo ano na capelinha que fica no topo do monte.
Em um segundo momento, o Iphanaq retornará à comunidade e região para fazer entrevistas com personagens que conhecem a história dessa romaria em devoção a São José, e que participam anualmente também, segundo muitos ali presentes, de uma tradição familiar. O objetivo desses registros é produzir posteriormente documentário sobre essa importante prática de religiosidade popular do sertão em Quixeramobim.
celebração
Celebração realizada após romaria
FONTE: www.patrimoniovivo.com.br

0 comentários: