1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

domingo, 24 de abril de 2011

QUIXERAMOBIM: DISTRITO DE SÃO MIGUEL MANTEM TRADIÇÃO DA QUEIMA DE JUDAS


 Moradores mais antigos e crianças são os que mais apreciam a brincadeira que ainda persiste em algumas localidades


A tradição da malhação de Judas chegou à América Latina pelos portugueses e espanhóis. Aos poucos, o costume está desaparecendo, mas ainda resiste em algumas Localidades. 

A queima de Judas, o  apóstolo traidor de Cristo no sábado de Aleluia é uma tradição milenar da Semana Santa que resiste ao tempo. No distrito de São Miguel, no município de Quixeramobim, o passeio de Judas é normal pelas Ruas.
 

Durante todo o sábado, centenas de pessoas entre moradores e visitantes que passavam o feriadão naquela localidade tiravam fotos com os bonecos que a cada momento passavam pelas Ruas em motos ou carrinhos de mãos. 

À noite, moradores aguardavam o momento de queimar o boneco. Josias Faustino, 87, um dos moradores mais antigo apreciava a brincadeira dando conselhos de como desfilar com o boneco, “é muito bom ainda existir essa tradição, muitas crianças não tem a oportunidade de ver uma brincadeira dessas, coisas assim não pode deixar morrer, me lembro quando era jovem e realizava toda essa brincadeira e todo mundo se divertia bastante”.

 
O pesquisador cultura popular Gilmar de Carvalho,comentou ao Jornal O Povo desta Sexta-Feira,22, que a tradição da malhação do Judas se perdeu bastante no contexto dos centros urbanos, mas ao mesmo tempo vem sendo retomada. "Se antes a malhação do Judas era voltada para a realidade da comunidade onde estava inserida, com leitura de testamentos e brincadeiras sobre os defeitos da vizinhança, hoje ela tem ganhado força pela conotação política que agrega".




COMENTE ESSA MATÉRIA

0 comentários: