Policiais do Ronda do Quarteirão compareceram ao auditório do Centro de Referência da Mulher e Cidadania, para apresentar o “Programa Ronda do Quarteirão”, para alunos do “Programa Primeiro Passo”.
A iniciativa partiu da AGEM – Agência de Empreendedorismo Jovem e do Assistente Social da Oficina de Cidadania e Segurança Pública, prof. Ronaldo Marques. Os Policiais do Ronda, CB PM Cila Rodrigues e Sd PM João Alves Campos, explanaram aos 40 alunos presentes, a importância do Ronda do Quarteirão no contexto da segurança pública cearense.
O CB PM Cila Rodrigues disse “que o Programa Ronda do Quarteirão atualmente está presente em cento e vinte e duas bases territoriais nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú, e 43 municípios do estado cearense, tendo a coordenação operacional do Programa a cargo do Batalhão de Polícia Comunitária da Polícia Militar do Ceará. Cada base territorial tem uma extensão que varia de 1,5 a 3 km² e é atendida por uma viatura e uma motocicleta de grande porte que, através do atendimento do telefone celular, se deslocam para o atendimento de ocorrências de maneira ágil, chegando ao local do chamado em menos de cinco minutos.
A polícia comunitária se traduz na parceria entre a população e a polícia, onde todos se reúnem para identificar os problemas e providenciar soluções aceitáveis para as demandas da comunidade. Agindo dentro dessa vertente, o PM procura cumprir a sua missão de defender a sociedade, mesmo com o risco da própria vida.
O BPCOM conta atualmente com cerca de 3 mil homens que se desdobram diariamente no policiamento comunitário, tornando-se a polícia da boa vizinhança que através de suas visitas domiciliares, visitas solidárias, ronda escolar, ronda da saúde, ronda dos templos religiosos e ronda do Cooper, vem elevando a sensação de segurança da população”.
O CB PM Cila Rodrigues apresentou dados das ocorrências policiais militares que comprovam a diminuição dos índices de ocorrências na cidade com a implantação do Ronda do Quarteirão.
O que é o “Programa Primeiro Passo”
O Primeiro Passo foi criado por meio de ações do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Trabalho e Desenvolvimento Social, tendo como principal objetivo criar oportunidades através de cursos profissionalizantes e encaminhamento para o mercado de trabalho de adolescentes e jovens de 16 a 24 anos, alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental ou Médio, com renda per capta familiar de até ¼ do salário mínimo, estimulando-os a vencer desafios através do desenvolvimento de sua competência social e profissional.
O projeto desenvolve três linhas de ação: Jovem Aprendiz, Jovem Estagiário e Jovem Bolsista. Dentro do projeto social Primeiro Passo na linha de ação Jovem Bolsista oferece aos jovens do Ensino Fundamental capacitação em cursos profissionalizantes com duração de 05 meses e beneficiados com uma bolsa aprendizagem no valor de R$ 80,00, material didático, fardamento, lanche, certificação e seguro de vida.
FONTE: BLOG DO RONDA
0 comentários:
Postar um comentário