1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

QUIXERAMOBIM APRESENTA HOJE QUEIJO GIGANTE


Clique para Ampliar
Todos dos anos, os produtores tentam bater o recorde mundial. Este ano, o queijo deve atingir mim quilos
ALEX PIMENTEL
A região do Sertão Central está movimentada este fim de semana com o Festleite e a Expocece
 

Uma tonelada. Pecuaristas, empresários e técnicos acompanham hoje o prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior, na abertura do Festival do Leite, o Festleite, e da VI Feira de Agronegócios, Artesanato, Indústria e Comércio de Quixeramobim (FAICQ)batendo mais um recorde mundial. Pela primeira vez, após cinco edições do festival especial, o maior queijo de coalho do mundo deve superar a marca dos mil quilos. Antes da aferição oficial, na presença do público, o enorme queijo desfila pelas ruas.

Segundo o analista do Sebrae, Iomar Batista, dessa vez realmente devem atingir os mil quilos. O queijo já está pronto. Começou a ser produzido no último sábado. Mais de 20 profissionais trabalharam no preparo. Por precaução, utilizaram mais de 11 mil litros de leite. Este ano não há como não ultrapassarem a primeira tonelada. Ele ressaltou não existir preocupação com a marca. Trata-se apenas de uma satisfação pessoal, de todos os envolvidos nesse processo. Afinal, Quixeramobim é o maior produtor de leite bovino do Estado. São mais de 120 mil litros por dia.

Além dos produtores de Quixeramobim, pequenos pecuaristas de Quixadá buscam um feito inédito. Eles se consideram os maiores produtores de leite de cabra da região. Desde 2009 produzem o maior queijo nessa especialidade. Na última edição da Exposição de Caprinos e Ovinos do Estado do Ceará (Expocece) eles alcançaram a marca de 170 quilos. Este ano pretendem superar 200 quilos. A apresentação será no próximo sábado, no encerramento da XXXIV Expocece. Mas até lá serão realizados leilões, desfiles, escolha da Miss Expocece, apresentações culturais e musicais à noite. Os moldes são os mesmos na cidade vizinha, onde também serão escolhidas a Rainha do Município, e as misses Fest Leite e FAICQ.

Os negócios também ganham destaque. Pelas estimativas da articuladora regional do Sebrae, Wilma Ferreira, os eventos realizados simultaneamente nas duas maiores cidades da região devem movimentar aproximadamente R$ 1,5 milhões. Nesse caso os números mais expressivos são para Quixadá. A feira, idealizada e organizada pela Acocece, é uma das maiores do Estado. Caprinos e ovinos de qualidade vão a leilão até o próximo sábado. A abertura da Expocece foi na noite de ontem.

O Fest Leite, a FAICQ e a Expocece contam com o apoio do Sebrae. Segundo a técnica, o objetivo é impulsionar ainda mais o desenvolvimento regional estimulando a produção e comercialização das potencialidades locais. Ao mesmo tempo, o Sebrae almeja a consolidação de todos os setores. Em Quixeramobim, além da Prefeitura, a Doces Gostosura, Couro fino e Fatec /Centec são parceiros. Em Quixadá, o apoio é do BNB, BB e do Governo do Estado.

MAIS INFORMAÇÕES
Sebrae Quixeramobim
(88) 3441.1264/ Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Estado do Ceará (Acocece): (88) 3442.5122


Alex Pimentel 

Colaborador

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

0 comentários: