1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DIA DO ESTUDANTE É MARCADO POR PROTESTOS EM QUIXERAMOBIM


Na manhã desta quinta-feira, 11, mais de 200 alunos participaram de uma caminhada juntamente com professores da rede estadual de ensino que aderiram à greve.

Professores e alunos seguiram pelas principais ruas do centro de Quixeramobim com faixas e cartazes. Segundo os participantes do movimento, a caminhada era pra divulgar a população o que realmente esta acontecendo e os principais motivos das paralisações dos professores em todo o estado. Mais de 50 professores já aderiram a greve no município, com isso mais de 1 mil alunos estão sendo prejudicados.


Segundo o professor Willame Nunes, o Governador nivelou o salário dos professores independentemente da sua qualificação profissional.  “Quando a SEDUC afirma que deu um reajuste de quase 44%, esse reajuste foi apenas para quem está no inicio de carreira e tem apenas graduação, desprezando aqueles que pagaram do próprio bolso uma especialização , uma formação continuada”, segundo Willame Nunes é inadmissível que a educação seja tratada  como “gambiarra”, “não podemos aceitar essa situação, queremos ser mais valorizado, temos  que ter um salário digno com uma carga horária menor para podermos nos preparar melhor para as aulas”.

O principal foco dos grevistas é relacionado ao valor do piso nacional que deveria ter sofrido reajuste desde a sua criação, mas que o governo do Estado do Ceará até o momento não tem cumprindo a lei. Cid Gomes foi um dos governadores que entrou com uma ação de inconstitucionalidade da lei, sendo derrotado pelo entendimento do Supremo Tribunal Federal, quando sentenciou ser esta Lei Constitucional e determinou aos Estados e Municípios readequar os Planos de Cargos e Carreiras ao texto da Lei do Piso.

De acordo com as informações do Sindicato dos Professores Estaduais do Ceará- APEOC, precisamente, há dois anos e oito meses, o Sindicato tenta negociar com o governador Cid Gomes a readequação do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério, mas que não recebeu a atenção devida.


No último dia 29 de julho a direção do Sindicato foi convidada a participar de uma reunião com o governador Cid Gomes, quando este anunciou o relatório técnico-financeiro da comissão, dizendo que enviaria à Assembléia Legislativa Projeto de Lei e dessa maneira rompeu abruptamente o processo de negociação.

Durante a caminhada, alguns professores denunciaram a nossa reportagem que estão sofrendo perseguições por parte de alguns diretores.

POR FERNANDO IVO

0 comentários: