1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

terça-feira, 2 de agosto de 2011

QUIXERAMOBIM COLHE SUPER SAFRA DE TOMATE



A diversificação na produção agrícola é um fator importante para obtenção de resultados com alta produtividade e retorno assegurado do investimento. Na fazenda Gostosura, situada no entorno da cidade de Quixeramobim, sertão central do Ceará, o agricultor Paulo Sérgio Lima, iniciou a colheita de tomate de excelente qualidade e aceitação no mercado. Estão em fase de produção, trinta mil pés de tomate da variedade “faccini”, com previsão de colheita para dez mil caixas. Hoje o preço de mercado para caixa do tomate, conforme indicadores da Ceasa está girando em torno de R$ 35,00. 


Esse exemplo de determinação na diversificação e inovação de novas culturas, diferente das praticadas no sertão cearense, como milho, feijão, mandioca entre outros produtos vem recebendo incentivo, assistência técnica e extensão rural do escritório regional do sertão central da, Ematerce sediado na cidade de Quixeramobim. “Para o cumprimento das atividades diárias, o empreendimento conta com equipe de trinta trabalhadores, alem dos que são contratados por empreitada, que às vezes alcançam numero superior ao efetivo regular”, explicou Paulo Sérgio.
 
Agricultores contam com emprego garantido
Ana Carolina de Oliveira Almeida, 20 anos, além de trabalhar na cozinha preparando a alimentação dos trabalhadores, ajuda na colheita do tomate. "O trabalho da cozinha já faço desde pequena, ajudando na casa dos meus pais, agora estou aprendendo a trabalhar no campo, e isso, é uma oportunidade de crescimento para mim”, comenta a agricultora.

Antônio Verlândio Lourenço da Silva, 33 anos, trabalha no cultivo sendo o responsável pela irrigação do tomate, porém, agora está engajado, junto aos colegas na colheita do tomate. "O trabalho é duro, mas a gente tem a certeza que, com a irrigação a colheita vem e com ela o nosso ganho; aqui ninguém perde, todos ganham e o patrão fica satisfeito", avalia Antônio.
   

Opinião do Especialista 
Raimundo Ferreira Filho, Engenheiro Agrônomo com Mestrado em Economia Rural e Doutor em Economia, atualmente residindo em Brasília-DF, presta consultoria para vários organismos, entre eles: IICA/FAO/PNUD e Secretaria de Agricultura do Distrito Federal. Acompanhado do presidente da Ematerce Engrº Agrº José Maria Pimenta visitaram o plantio de tomate durante a colheita.
"Quixeramobim está de parabéns, a colheita de tomate me deixou surpreso, nunca pensei, que aqui tivesse um tomate de grande qualidade. Até parece que foi semeado através do cultivo protegido. Esse exemplo pode muito bem ser levado para as áreas de assentamento rural da reforma agrária", destacou doutor o Raimundo Ferreira.



FONTE: Crisanto Teixeira – Jornalista Escritório da Ematerce em Quixeramobim-Ce

0 comentários: