Na sexta-feira, passada o presidente da Ematerce engrº agrº José Maria Pimenta, acompanhado do Secretário do Desenvolvimento Agrário, engrº agrº Nelson Martins, visitaram na cidade de Quixeramobim, sertão central do Ceará, o parque industrial que trabalha com a cadeia agropastoril. A primeira parada foi no laticínio Gostosura do empresário Paulo Sérgio Lima, que atua na cadeia da industrialização do leite in natura, onde são processados diariamente cerca de 40 mil litros, transformando seus derivados em: leite pasteurizado, queijo, bebidas lácteas, doces e polpa de frutas.
Quixeramobim possui a maior bacia leiteira do estado com uma produção diária de 130 mil litros in natura. Para alcançar essa cifra o setor conta com o apoio, incentivo, assistência técnica e extensão rural disponibilizadas pelas políticas públicas do governo estadual, através da Ematerce, Agropolo, Adagri entre outros. Durante a visita ao laticínio Gostosura a comitiva estadual acompanhou o inicio da fabricação do maior queijo coalho do mundo que será apresentado ao Feste Leite, no período de 11 à 13 de agosto.
Na usina de beneficiamento de algodão a comitiva foi recebida pelo empresário Airton Carneiro, que os acompanhou em visitação as instalações do parque industrial existente no município, desde os áureos tempos do “ouro branco”, como era denominado o algodão na década de 1960. Naquele período Quixeramobim chegou a produzir mais de um milhão de arrobas do algodão, variedade mocó, sendo o maior produtor de algodão de sequeiro do Ceará.
Com o advento da praga do bicudo as roças do algodoal praticamente foram dizimadas. O setor da cotonicultura enfrenta dificuldades também com a composição do preço final do produto, por conta da política internacional de compra e venda. Mesmo com todas as adversidades, o governo do estado busca incentivar a revitalização do setor através da distribuição de sementes através do programa “Hora de Plantar” e assistência técnica e extensão rural pela Ematerce. De acordo com informação do industrial Airton Carneiro, a produção no município de Quixeramobim vem se recuperando e esse ano, a safra deve alcançar entre 40 a 50 mil arrouba de algodão.
FONTE: Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-Ce.
0 comentários:
Postar um comentário