1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ASSISTÊNCIA AO IDOSO MELHORA NO SERTÃO CENTRAL


Clique para Ampliar
Uma das terapias ocupacionais prediletas de quem já chegou a terceira idade é o forró. Em Quixadá, eles se reúnem, todas as semanas, para dançar e se divertir com amigos
FOTO: ALEX PIMENTEL
 
Os idosos da região Centro do Estado do Ceará já estão festejando a data dedicada à terceira idade, com conquistas 
No Brasil, alguns comemoram o Dia do Idoso no primeiro dia de outubro, mas outros preferem celebrar a data no dia de São Vicente de Paula, 27 de setembro, e no Interior do Ceará há motivo para o duplo festejo. Na opinião de quem já chegou à terceira idade, mora na região Centro do Estado, as políticas públicas de assistência a quem já chegou à terceira idade estão melhorando.

Da saúde ao convívio familiar, com o auxílio de assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e de agentes de saúde, está ficando mais agradável atingir o ápice da vida. Os medicamentos estão mais acessíveis e as opções de lazer também. Há sempre um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) perto de casa. Maria Alves de Sousa e Assis Ferreira Nascimento, ambos com 71 anos de vida, são testemunhas vivas dos avanços sociais para segmento etário da terceira idade. Ela, mãe de quatro filhos, simpática, disposta, não perde a oportunidade de dançar um forrozinho na unidade do PET do Bairro São João, onde reside, em Quixadá. As tardes das quintas-feiras no ponto de encontro especial são esperadas todos os dias.

Saudável
Ele, também solteiro, aposentado, encontrou nos eventos promovidos pelo Cras um estímulo a mais para o estilo de vida saudável. Não fosse a iniciativa da equipe multiprofissional, formada por um psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista e educador físico, com certeza já teria se acabado no balcão de um botequim. Preferiu viver livre, mas quando essa fase da vida chega, sem os filhos, era bem mais difícil, afirma. Agora, fazer amigos e encontrar algum passatempo agradável está mais fácil. Para a secretária de Desenvolvimento Social (SDS) de Quixadá, Rosa Buriti, os avanços são consequência das ações conjuntas, intersetoriais, desenvolvidas tanto na sede como na zona rural do Município, pelas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasc). Enquanto um grupo de profissionais visita os bairros, o outro vai aos distritos. Entretanto, ela avalia a necessidade da participação da família na assistência ao idoso.

A comemoração do Dia do Idoso começou nesta terça-feira,27, promovida pela Associação São Vicente de Paula. Segue por toda a semana. Em Quixadá, segundo a presidenta do Conselho Municipal do Idoso, Nívia Nunes, o Dia do Idoso será comemorado na próxima semana, dia 5. A festa será no Balneário Cedro Clube. Em outras cidades a festa já começou. 
 
Em Ibicuitinga, do Grupo Sou Idoso Sou Feliz de Ibicuitinga recebeu o Clube da Terceira Idade de Morada Nova.

MAIS INFORMAÇÕES


Secretaria de Desenvolvimento Social de Quixadá: (88) 3414.4661/ Secretaria de Ação Social de Quixeramobim: (88) 3444.4518

0 comentários: