1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

IBARETAMA: SINDICALISTAS APOIAM MOVIMENTO ANTICORRUPÇÃO


Considerando que a corrupção destrói o tecido social e a dignidade dos cidadãos, arruína os serviços públicos e os horizontes do desenvolvimento social, membros de entidades da sociedade civil de Ibaretama elaboraram e divulgaram carta pública titulada “Declaração de Ibaretama”, uma espécie de antidoto anticorrupção. O documento foi criado em decorrência do I Encontro Municipal de Cidadania e Controle Social de Ibaretama, realizado no fim de agosto no distrito de Oiticica, neste Município.
 
Na “Declaração de Ibaretama” como a proposta está ficando mais conhecida, propõem a estimulação da sociedade civil, a se organizar nas suas comunidades para exercer o controle social da administração pública, principalmente na alocação dos recursos públicos e no combate dos desvios desses recursos; a independência na formação e atuação dos Conselhos Municipais; a eliminação do voto secreto em todos os processos políticos no âmbito do legislativo; iniciativas que ampliam a participação, a profissionalização, o respeito à diversidade, a formação cidadã e a conduta ética dos jovens.

Combater o foro privilegiado que contribui para a impunidade dos agentes políticos ímprobos; todas as formas de nepotismo na administração pública e propostas que contribuem para o fortalecimento da democracia, respeito à vontade soberana dos eleitores e reduza a influência do poder econômico e a corrupção nas eleições municipais, estaduais e nacionais, também entram na lista popular criada pela coordenação do “Movimento Por uma Ibaretama com Ética e Sem Miséria”. Contam com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos de Quixadá (Sindsep).

Em julho, vereadores e secretários da administração pública local foram presos, acusados de corrupção. O prefeito Francisco Edson de Morais foi afastado. O Tribunal de Justiça do Estado (TJCe) ainda mantém a decisão. Desde então a vice-prefeita, Antonia Núbia de Lima Cavalcante, exerce o cargo de mandatária do Município. Os membros do poder legislativo foram soltos e da prefeitura também. O clima de desconfiança prevalece na cidade. Deve esquentar com a proximidade das eleições no ano vindouro, quando o povo deverá escolher novos vereadores e o representante maior do Poder Executivo local.

0 comentários: