1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

QUIXERAMOBIM CELEBRA SÉTIMO DIA DE MORTE DE Pe. JOSÉ


Foi celebrada na noite desta quarta, 21, na Igreja Matriz de Santo Antonio, a missa de sétimo dia de morte do Padre José Van Esch, ex-vigário da Paróquia de Santo Antonio, que exerceu 39 anos de sacerdócio no município e faleceu na Holanda, no último dia 15, aos 84 anos.

Marcada pela emoção e gratidão da população quixeramobiense pelo eterno pároco a celebração comandada pelos padres Sérgio Oliveira e Adauto Farias  lotou a Igreja Matriz e comoveu a todos os presentes com momentos como o que a comunidade do bairro Conjunto Esperança o homenageou e quando um telão exibiu imagens do padre com o áudio da última missa celebrada por ele no município.

A leitura da biografia de Padre José foi feita pelo fundador da Comunidade Mariana Boa Semente, Pádua Costa, no início da celebração, e ao final foi lida uma carta de agradecimento da população quixeramobienense ao sacerdote, sob a trilha da música “O homem bom”, de Roberto Carlos, que levou às lágrimas muitos paroquianos que acompanharam a trajetória de Van Esch no município.

Os padres Sérgio Oliveira e Adauto Farias enfatizaram o trabalho social realizado por Padre José, lembrando que o mesmo declarava-se muito feliz por viver em Quixeramobim e que o trabalho realizado por ele junto às famílias mais carentes de Quixeramobim será lembrado para sempre pela população.

Segundo Padre Sérgio Oliveira, Padre José ficou muito feliz por ocasião da escolha de seu nome para uma escola municipal (a escola Padre José Van Esch, localizada à Rua Dr. Monteiro Filho, em Quixeramobim).

Em 2009, Van Esch decidiu voltar à sua terra natal, Holanda, após o falecimento de suas duas irmãs. Na ocasião, o sacerdote, por justiça e gratidão a todo apoio recebido de sua família, que tanto contribuiu para trabalho social que desenvolveu em Quixeramobim resolveu juntar-se ao seu último irmão e prestar-lhe seus cuidados, mais um gesto de generosidade de um homem que viveu para servir a Deus e aos homens.

Nesse espírito solidário, inspirados por Van Esch, os fiéis que compareceram à celebração levaram para o ofertório donativos que serão destinados à Casa do Ancião Santo Antonio, que acolhe dezenas de velhinhos, tão amados e respeitados pelo inesquecível pároco.

Além da Igreja Matriz de Santo Antonio, a Igreja de São Vicente de Paulo, que vive o período dos festejos do padroeiro, também teve na sua programação de ontem, uma missa celebrada pelo Padre Marcos Tavares pelo sétimo dia de saudade do Padre José Van Esch.

0 comentários: