1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PROFESSORES DO CAMPUS DO IFCE DE QUIXADÁ REALIZAM MANIFESTAÇÃO


Professores e alguns estudantes do campus avançado do Instituto Federal do Ceará, realizaram durante a manhã desta quarta-feira, 31, uma manifestação no semáforo da Avenida Pascido Castelo com a rua Rodrigues Júnior na cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense. No ato eles entregaram aos transeuntes uma carta aberta à população explicando os reais motivos que estão de greve.

Conforme o Coordenador de Políticas do Sindicato dos Servidores do Instituto Federal do Ceará, Eulalio Costa, em entrevista ao portal Revista Central, disse que o governo federal tem aumento o números de campis que era de 27 para 420 em todo o país, porém, não tem realizado concurso público para suprir as necessidades existentes, “ora, somos totalmente favorável a expansão do ensino técnico, porém, precisa ser realizado concurso públicos para professores efetivos, pois, o governo está fazendo concurso para temporários”, destacou o líder que disse que essa era apenas uma das pautas reivindicativas.

Eles também estão pedindo a reestruturação do Plano de Cargos e Salários estabelecido pela Lei 11.784/2008: 13 padrões de vencimento; 05 Níveis de Classificação (Graduação, aperfeiçoamento, especialização, mestrado e Doutorado). 5% entre os padrões de vencimento; Carreira com apenas um Cargo Docente. Piso do Professor de 40 horas equiparado ao piso do Técnico Administrativo do Nível Superior (Classe E); Paridade entre ativos e aposentados; Estabelecimento de um Projeto de Capacitação/Qualificação para a rede, com o seu financiamento sendo mantido com recursos do Governo Federal e não somente das Instituições Federais de Ensino; Garantia de liberação e financiamento de cursos de capacitação/qualificação, independentemente da distância do local onde será realizado o curso; Enquadramento de todos os Docentes lotados nas Instituições Militares de Ensino, bem como dos Docentes dos ex-territórios, no Plano de Cargos e Salários estabelecidos pela Lei 11.784/2008.

Além de Eleições diretas dos cargos de Reitor e Diretor Geral, bem como indicação para os cargos de Pró-Reitor, permitindo que todo/a Servidor/a lotado/a na Rede há mais de cinco anos, independentemente do seu cargo, possa se candidatar. Ou seja, dar o mesmo tratamento quanto aos critérios de participação permitindo que Docentes e Técnicos Administrativos em Educação possam participar em condições de igualdade de todo este processo. Os grevistas reivindicam o aumento de 14,6%, porém, o governo só oferece 4%.
O coordenador sindical disse que o déficit de professores efetivos chega aos 4 mil e que foi um dos principais fatores a greve que até o momento não tem data para terminar. A greve já chega há quase 30 dias e ao todo 223 campi paralisados.

Mais Informações:
Instituto Federal do Ceará
Campus Quixadá

Estrada do Açude Cedro, Km 05 Bairro Cedro Novo - Quixadá-Ceará
Cep: 63900-000 - Caixa Postal: 95
Fone: (88) 3412.0111
E-mail: direcao.quixada@ifce.edu.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Jackson Perigoso
Reportagem
Chico Javali
Fotos

0 comentários: