1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

QUADRILHA CONFESSA ASSALTOS


Clique para Ampliar
O armamento da quadrilha impressionou a Polícia. Os ladrões tinham acesso a fuzis, carabinas, rifles, pistolas e revólveres, além de vasta munição e artefatos para explodir os caixas
ALEX PIMENTEL
Clique para Ampliar
Durante quase quatro horas, os bandidos permaneceram na faculdade, violando o terminal do Banco do Brasil com um maçarico

O grupo foi detido em Quixadá com armamento e explosivos depois de arrombar o caixa do BB dentro de uma faculdade
Uma operação policial realizada no Município de Quixadá (a 158Km de Fortaleza), ontem, resultou na desarticulação de uma quadrilha de ladrões de bancos que confessou ter agindo em duas regiões do Interior cearense, o Sertão Central e o Vale do Jaguaribe. O bando, composto por oito pessoas, entre elas, duas mulheres, foi preso horas após invadir a ´Faculdade Mãe Rainha do Sertão´ e arrombar um caixa eletrônico do Banco do Brasil.

Com a prisão das sete pessoas, as polícias Civil e Militar também apreenderam o arsenal que estava sendo usado pela quadrilha em suas ações criminosas. Entre o armamento, vários fuzis, pistolas e carabinas, além de explosivos usados para arrebentar os terminais.

O bando, conforme as autoridades, foi o responsável não apenas pelo ataque de ontem em Quixadá, mas por episódios idênticos ocorridos em agências bancárias nas cidades de Jaguaretama, Banabuiú e Ibicuitinga, além de explodir um carro-forte na CE-060, em Ibaretama.

Reféns
Conforme o relato da Polícia, por volta dos 30 minutos de ontem, seis bandidos, armados com pistolas, invadiram as dependências da faculdade, em Quixadá, renderam dois vigilantes que trabalham desarmados, e iniciaram o processo de abertura do caixa eletrônico do BB, utilizando um maçarico. Os reféns foram mantidos amarrados. Depois de quase quatro horas dentro da faculdade, os criminosos foram embora com apenas R$ 3 mil, dinheiro que havia nas gavetas do terminal.

Somente quando o dia amanheceu o assalto foi descoberto pelas primeiras pessoas que chegavam para o expediente na faculdade e encontraram os vigias ainda amarrados.

Logo em seguida, a Polícia foi avisada. Uma grande operação foi montada na região por determinação do comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel PM Sérgio Costa.

O comandante do 11º Batalhão Provisório de Quixadá, tenente-coronel Edvar Azevedo; e o delegado regional de Polícia Civil de Quixadá, Marcos Sandro Lira, montaram suas equipes e saíram à caça do bando.

A quadrilha fugiu em dois carros roubados, pertencentes à Diocese de Quixadá. Um deles, um Siena, foi incendiado pelos ladrões na estrada que liga Quixadá ao distrito de Pote Seco. De Fortaleza, seguiram para a região o delegado Romério Moreira de Almeida, da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF); e Andrade Júnior, da Coordenadoria de Operações Policiais (Copol), por ordem do secretário da Segurança Pública, coronel Francisco José Bezerra.

Cerco
Tão logo foi informado do caso, ainda no começo da manhã, o comandante-geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias, ordenou que todos os efetivos da PM da região fossem mobilizados, assim como acionado um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Nas buscas, a Força Tática de Apoio (FTA) do 11º BPM chegou a um sítio, na localidade de Parque dos Monólitos, próximo ao Açude do Eurípedes, onde mora um dos acusados de pertencer ao bando. Trata-se de Júlio César Pinheiro, 32. Na casa dele foram encontrados dois fuzis de calibre 7.62 (de uso militar).

Na Fazenda Bolívia, também nas cercanias de Quixadá, foi apreendido o restante do arsenal da quadrilha, um rifle de calibre 22, uma carabina 22 com luneta acoplada, um rifle calibre 44, uma pistola 380 (estrangeira), uma escopeta 12, além de seis espingardas de calibres 28, 32 e 36 e muita munição. No começo da noite passada, mais dois revólveres calibre 38 e seis bananas de dinamite foram localizados pela PM.

Além de Júlio César, também foram presos Sidcleiton Rodrigues Barbosa, 37 (ex-vigilante); David William Lázaro, 26, o ´Deivim´ (suposto chefe da quadrilha); Henrique Átila de Castro Braga, 27; João Alves de Queiroz Neto, 19; Ricardo Germano de Lima, 27, Naylane Regina Lopes de Araújo, 24; e Lívia Nara Sousa da Silva, 24. Outros dois homens são procurados.

FERNANDO RIBEIRO/ALEX PIMENTEL 

EDITOR DE POLÍCIA/COLABORADOR

0 comentários: