1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sábado, 26 de novembro de 2011

GRIPE SUÍNA: CASOS CONFIRMADOS EM PEDRA BRANCA PREOCUPA MORADORES

Onze casos foram confirmados pela secretaria de saude do municipio.

A população de Pedra Branca, no Sertão Central do Ceará, está preocupada com um surto do Vírius H1N1 no município. Na última quarta-feira (23), cinquenta alunos do CEFET, do município, tiveram complicações respiratórias. No dia seguinte, uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde esteve no local para começar as análises preliminares.

Foram colhidos material para análise e, de acordo com o Laboratório Central de Análises (LACEN), ficou constatado que onze, dos dezoito casos analisados, deram positivo para o vírús.  Além disso, duas pessoas chegaram a ser internadas no Hospital Municipal mas já foram liberadas. O diretor do Hospital São José, o médico Anastácio Queiroz, que fez parte do grupo que visitou o município, informou que 92 alunos da escola técnica estiveram expostos ao vírus H1N1.

De acordo com o a Secretária de Saúde de Pedra Branca, Tânia Parente, a SESA já disponibilizou o medicamento conhecido como Tamiflu para combater o surto da doença no município. 

A titular da saúde de Pedra Branca informou ainda que a população não deve ficar preocupada, mas que medidas de higiêne devem ser adotadas por todos, como lavar as mãos ao cumprimentar uma pessoa, não frequentar locais fechados, se possível utilizar máscaras e, o principal, ao início de qualquer sintoma da doença procurar imediatamente um médico.
A secretaria de saúde do município de Pedra Branca confirmou que 11 dos 52 casos investigados de gripe suína foram confirmados. A secretária Tânia Leite informou que todas as pessoas contaminadas já foram medicadas e que os casos foram notificados na secretaria de saúde do Estado. 

Tânia Leite informou que a gripe suína chegou à cidade através de pessoas que trabalham no corte de cana-de-açúcar, em são Paulo, onde casos da doença foram confirmados, que voltaram para o município no fim do ano. São aproximadamente dois mil moradores de Pedra Branca que trabalham uma temporada em São Paulo e depois retornam para passar um período com a família.

A secretária explicou que os moradores devem ficar tranquilos porque a situação está sob controle. Ela esteve em Fortaleza na manhã deste sábado para pegar mais doses do medicamento Tamiflu, usado durante o tratamento. Três postos de saúde vão permanecer abertos durante todo o dia de hoje para evitar a superlotação no atendimento do hospital municipal.

Na última campanha de vacinação contra a Influenza, em agosto deste ano, o município imunizou 93,54% de crianças menores de um ano, 66,75% dos trabalhadores em saúde, 95,41% dos idosos e cerca de 80% das grávidas.

1 comentários:

Este artigo é muito útil para buscarem informações sobre H1N1. "Gripe Suína: perguntas e respostas", LINK: http://www.netcina.com.br/2011/07/gripe-suina-perguntas-e-respostas.html