1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

domingo, 13 de novembro de 2011

IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO É PREPARADA PARA ANIVERSÁRIO DE 256 ANOS



A Paróquia do Glorioso Santo Antônio, localizada no município de Quixeramobim sertão central do Ceará, sob a gestão do padre Francisco Sérgio de Oliveira vem passando por reforma em suas instalações prediais, com vista às comemorações do aniversário de 256 anos, a serem completados nesta semana. Desmembrada do curato de Russas por ordem de Dom Francisco Xavier de Aranha, em 15 de novembro de 1755. O primeiro vigário da então criada Paróquia de Santo Antônio, freguesia de Quixeramobim foi o Padre João Paes Maciel de Carvalho.       

De acordo com Marum Simão, em Quixeramobim Recompondo sua História, pagina 101, escreve: Com a finalidade de ressaltar a importância da freguesia, consta que oficio dirigido pela Câmara da então Vila de Campo Maior ao presidente da província, datado de 08 de janeiro de 1831, dava conta de que a Matriz de Santo Antônio possuía as seguintes capelas importantes: Nossa Senhora da Conceição – Barra do Sitiá; Nossa Senhora da Glória – Maria Pereira (hoje Mombaça), Jesus Maria José – Quixadá: Nossa Senhora de Boa Viagem em Boa Viagem.

Programação comemorativa pelo transcurso do aniversário da Paróquia será levada a efeito na próxima terça-feira, dia 15. De acordo com o padre Adauto Farias, vigário colaborador, é importante a manutenção desse ícone, que representa o patrimônio histórico do município de Quixeramobim. “A Igreja Matriz de Santo Antônio recebe diariamente a visita de conterrâneos, bem como dos devotos do glorioso que residem em outras cidades; estamos aplicando a importância de R$ 17 Mil Reais nos serviços de manutenção e pintura da igreja; recursos esses provenientes do que foi arrecadado na festa do padroeiro desse ano”, explicou Padre Adauto.

Com informações e Fotos do Jornalista Crisanto Teixeira

0 comentários: