1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sábado, 24 de dezembro de 2011

ARTISTA PLÁSTICO MANTEM A TRADIÇÃO DA MONTAGEM DE PRESÉPIOS EM QUIXERAMOBIM


 O Artista Plástico Francisco Fernandes  realizando a montagem de presépios
O artista plástico Francisco Fernandes, 61 anos, é o responsável pela montagem da maioria dos presépios na cidade de Quixeramobim. Segundo ele, há 30 anos começou a realizar a montagem da cena onde nasceu o menino Jesus, no começo realizava apenas em casa para a família, e depois foi convidado por amigos para realizar em suas casas e hoje chega a montar vários presépios antes do natal. “Não faço isso pra ganhar dinheiro, é apenas algo que gosto de cultivar ajudando as pessoas a manterem a tradição de montar a cena do nascimento de Jesus nas salas de suas casas”, completou o artesão. 

 As irmãs Maria Demetrio e Mozarina Gonzaga ao lado do presépio montado em sua casa

Ao lado de um dos cartões postais de Quixeramobim, a ponte metálica, fica a casa das aposentadas Mozarina Gonzaga de Oliveira, 61 anos, e sua irmã, Maria Demetrio de oliveira, 77 anos, que pela primeira vez realizaram a montagem de um pequeno presépio na sala de sua residência. Segundo dona Mozarina, a mesma sempre teve algumas imagens do menino Jesus e tinha uma grande vontade de montar a cena de seu nascimento em sua sala. “Quando procurei o Francisco Fernandes ele me atendeu e realizou a montagem juntamente com as peças ao qual foi produzida por ele. Hoje fico aqui observando a cena de natal em plena sala de minha casa”, completou a aposentada. Sua Irmã, Maria Demetrio, disse que a felicidade de poder compartilhar aquela cena com todos os vizinhos é grande. “Hoje nossa casa é visitada pelos vizinhos com mais frequências para verem o presépio. Aproveitamos para realizar orações e conversarmos sobre o natal”. Dona Maria Demetrio ainda comentou que todos os dias juntamente com os vizinhos realizam novenas em sua casa até o natal, data em que todos se reúnem para uma confraternização onde realizam a distribuição de presentes e cestas básica para alguns moradores mais necessitado.


As estudantes Edymylla Torres, 14 anos, e Mariana Freitas, 19 anos, são as responsáveis pela organização das novenas. Assim como grande parte dos moradores da Rua Dias Ferreira, as estudantes também observam com frequência o presépio, local onde aproveitam para realizar orações.

POR FERNANDO IVO

0 comentários: