1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

CD BOI DE REISADO SERÁ LANÇADO NESTE SÁBADO

                                            Foto: osertaoenoticia.com
Com lançamento de CD e DVD, Mestre Piauí é celebrado como detentor da tradição cultural do boi de reisado de Quixeramobim. O encarte será distribuído gratuitamente no lançamento sábado, às 20 horas, na cidade do Sertão Central.


Já faz um tempo que o Menino Jesus nasceu e mesmo a sua comemoração mais tradicional – também conhecida por “Natal” – foi-se tem algumas semanas. Mas tem outra festa, também tradicional e que também rememora o filho do Deus cristão. Trata-se de boi de reisado, uma homenagem aos Reis Magos, seus ouros, incensos, mirras, pastorinhas, guerreiros, bumbas e, claro, bois. A tradição, iniciada em terras portuguesas, se reinventa nos sertões nordestinos e Quixeramobim tem sua vez de celebrar, com lançamento de CD Boi de reisado sábado, dia 7, às 20 horas em frente ao salão paroquial na praça da Matriz, em Quixeramobim.

Para muita gente, o foco do reisado fica nos trajes coloridos, nas figuras diferentes do rei, da rainha, do careta, das figuras engraçadas ou do boi dançante que não quer ser sacrificado. O projeto Memória Musical, do Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (Iphanaq), em seu segundo ato, planeja manter lá dentro do imaginário da população cearense toda a musicalidade do bumba-meu-boi. O projeto é encabeçado pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Ceará, pela ONG Iphanaq e o Projeto Resgatando a Boemidade.

Prum reisado ficar completo é necessário um comandante, que no CD se converte em homenageado. Mestre da Cultura da “turma” de 2005 e com uma bagagem de 61 anos entre Bois de Reisado, o Mestre Piauí terá o registro em áudio de toda esse experiência, tendo ele mesmo ajudado na seleção das 23 faixas. Símbolo da tradição em Quixeramobim, Antonio Batista da Silva – o Mestre Piauí – desde cedo trabalhava como agricultor. Ainda menino, porém, começou a semear outro alimento: a cultura, que alimenta a alma. Foi aí que começou a crescer a figura do Mestre Piauí, hoje passando dos 70 e com mais de 60 em meio aos reisados. “O Mestre Piauí já executa esse trabalho desde os 12 anos. Há décadas ele comanda o boi daqui. Ele vem mantendo essa tradição. Tendo mais de 70 anos, é importante registrar um pouco dessa história”, explica o presidente da ONG Iphanaq, o historiador Aílton Brasil.

O álbum possui 23 faixas, incluindo três de homenagem ao contexto da prática cultural, que agrega historicamente repertórios como as congadas e os pastoris. Além do Mestre Piauí, o disco traz a participação de outros mestres, como Zé Gildo, Boquita, Dudu, Zé Erasmo (in memorian), João Alfredo e Safira. A direção musical é de Valdemar Nascimento, com operação, masterização e mixagem de Marcos Moreno.

Nem só de música, porém, se faz o lançamento, e o Ponto de Cultura Patrimônio Vivo também lança sua contribuição no encarte do CD. Trata-se de um DVD reunindo três curta-metragens produzidos, num projeto fruto das oficinas de vídeo geridas pela ONG Iphanaq a partir de edital da Secult e do projeto Interações Estéticas, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), com aulas ministradas pelo documentarista Alexandre Veras para beneficiados pela ONG. De acordo com Neto Camorim, coordenador do Iphanaq, a ideia é manter um registro da memória histórica na própria cidade, feita pelos moradores. Os três curtas são Boi, sobre o Mestre Piauí; Forró, sobre o ritmo em Quixeramobim; e Tempo Passadiço, sobre a ponte quixeramobinense.

O projeto Memória Musical inicia seu segundo lançamento, após ter iniciado com Rabeca Pereira, em homenagem ao rabequeiro Luiz Pereira de Barros Filho. O CD partiu da gravação do pesquisador Gilmar de Carvalho, que ao permitir deu um pontapé inicial no projeto. Para o futuro, segundo Aílton Brasil, o que se programa é uma celebração dos sanfoneiros do Sertão Central. De acordo com o historiador, a ideia é juntar as composições para sanfona dos artistas da região em um CD, preservando assim mais uma tradição. O projeto, porém, ainda necessita de recursos.

SERVIÇO

Boi de Reisado
O quê: Lançamento do CD, acompanha de DVD com três curtas-metragens
Quando: Sábado, 7 de janeiro de 2012, às 20h
Onde: No Salão Paroquial, Praça da Matriz de Quixeramobim
Outras informações: ONG Iphanaq (88) 9998 7434


Mais informações:

ONG Iphanaq

Telefones: (88) 9998-7434 / (85) 8896-9907 / (88) 9926-1048
Email: iphanaq@gmail.com

Superintendência do Iphan no Ceará
Telefone: (85) 3221-6263 / 9184-4299 / 9927-3090 

COM INFORMAÇÕES DO JORNAL O POVO

0 comentários: