Confira Imagens exclusivas da caminhada até o Paço Municipal.
O MST – STR – CONTAG – FETRAECE e Pastoral da Terra realizaram uma concentração nas primeiras horas do dia em frente à sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Por volta das 8 horas, os manifestantes percorreram algumas ruas da cidade até o paço municipal. No momento da chegada o clima ficou tenso devido alguns funcionários da prefeitura fechar as portas do prédio. Com o ato, vários manifestantes se revoltaram e realizaram o arrombamento de uma das portas onde em seguida houve a ocupação. Um dos coordenadores do movimento solicitou através de um microfone usado na caminhada, que as portas do prédio fossem abertas para acolher os agricultores, após não serem correspondido, a mesma foi arrombada e a ocupação feita. A preocupação dos lideres do movimento era que nada fosse destruído no prédio, e que a ocupação fosse feita de forma ordeira e pacifica.
Confira imagens no momento que o prefeito Edmilson Junior chega ao Paço Municipal
Menos de uma hora após a chegada dos manifestantes, o Prefeito Edmilson Junior chegou ao paço municipal e foi até os trabalhadores ao qual pediu para formarem uma comissão onde iriam discutir as propostas do movimento. A pauta de reivindicação consta 14 itens entre os quais pedem a publicação do decreto de emergência do Município, liberação de 3.000 cestas básicas mensais, liberação do garantia safra, perdão das dividas dos agricultores junto aos bancos, liberação de projetos de energia elétrica, regularização de atendimento médico nos assentamentos, segurança pública para a zona rural. Uma comissão passou a manhã reunida com o prefeito Edmilson Junior em seu gabinete, o chefe do executivo local conversou com os agricultores e garantiu que tudo que estiver ao alcance do município será feito para minimizar os problemas da seca na região, o prefeito ainda se comprometeu em formar uma comissão juntamente com os agricultores e procurar recursos para os assentamentos e comunidades. “Em nenhum momento a prefeitura ficou longe dos trabalhadores, e nessa época é que devemos nos unir para evitar prejuízos ao homem do campo”, completou o prefeito.
13 comentários:
Esse grande número de "trabaladores rurais" ligados ao MST e aos "assentamentos rurais" que ocuparam a sede da PMQ para "cobrar" do poder público municipal/estadual/federal "recursos" e verbas para a categoria(que é a mais beneficiada com fartos recusos do governo),suportar os efeitos da baixa quadra chuvosa que inside sobre o sertão central.Esse público está mau acostomado e viciado com as facilidades com que recebem grandes somas de recursos(subsidiados e/ou a fundo perdido),para produzirem nos seus "assentamentos rurais" e infelizmente nada prouzem.Quem assim desejar conferir é só visitar qualquer "assentamento rural" no Brasil.Agora, quem realmente necessita de atenção e apoio da sociedade como um todo e do governo são os produtores rurais,principalmente os que englobam até 04(qutro) módulos fiscais(01 módulo=50ha),esses estão a própria sorte,e esmo assim estão produzindo e contribuindo para o equilíbrio do superávit primário do governo,sendo responsáveis por um PIB de 32% na geração de emprego e renda no agronegócio.
Infelizmente sempre existem os desinformados que se acham quem uma pequena parcela reflete toda a realidade de uma classe... sem mais delongas ja que o nosso amigo falou de visitas a assentamentos nao precisa ir longe para ver a prosperidade de alguns desses assentamentos rurais, basta ir ao quinim ou tanquinhos e pergunte a media de produçao de leite ou ate mesmo a produçao de frutas, legumes e hortaliças, dai vc ve a verdadeira realidade e nao ficar vendo materias atras de um computador e criticar o que nao conhece de fato.
ate que em fim o pobre conhece seus direitos de trabalhador, como consumidor pagando seus impostos, o pobre nao e so despeza para o governo nao, agora chegou a vez dos menos favorecidos,os latifundiarios e que se manquem que os pobres nao sao mais obrigado a trabalhar pra meia duzia nao, ja conhecem e exije seus direitos, o voto deles tem valor como da burguesia.
Devemos concordar que no meio dos que está reivindicando ha gente realmente necessitados, mas a grande maioria são aproveitadores, que não trabalham e querem que o governo (nós) sustente sua LASSIDÃO
A produtividade nos assentamentos na realidade e quase insignigicante.
Falo porque conheço vários e o que se vê nos assentamentos são unspoucos assentados trabalhando e a grande maioria bebendo cachaça e jogando baralho.
Os mesmo recebem rios de dinheiro do governo federal e não produzem quase nada.
Exemplos de assentamentos que realmente funcionam são raros.
A maioria dos assentados ao receberem os recursos, que são a fundo perdido, a primeira providencia e comprar uma moto.
Muitos desses que se dizem "SEM TERRA", na realidade já fizeram das ocupações um modo de vida, fazem as invasões, recem um lote, depois de um certo tempo vendem, faz outra invasão e processo continua se repetindo constantemente.
O que acabei de postar não saiu de nenhuma tela de computador, foi presenciado muitas vezes por mim, como também o que não falta a respeito do tema são reportagens com farta documentação que não tem como ser contestada.
a maioria não sei a percentagem exata , acha é bm pra não pagarem os emprestimos.
Vem pra cidade a pagode ...no final do dia td bebo
Próximo a cidade de Quixeramobim tem um assentamento que possui a principal qualidade para ser um grande produtor de alimentos, o mesmo chama-se BELO MONTE e fica nas terras banhadas pelo açude Quixeramobim, água é o que não falta para irrigação, no entanto, os "SEM TERRA", simplesmente não produzem nada pelo simples fato de terem, VENDIDO todos os lotes e partiram para fazer novas invassões em outros lugares para depois venderem novamente.
Essa é mais pura realidade, quem achar que estou mentindo e só se deslocar até o citado assentamento, aviso no entanto que irão encontrar muitas mansões e nenhum assentado já que venderam todos os lotes.
Respeito o ponto de vista de cada um que e expressado aki, nao tenho intençao de polemizar o assunto só acho e sempre falo que existe de tudo o que se imagina,desde crimes de colarinho branco ate mesmo problemas de alcoolismo com politicos, por que nao teria com trabalhadores rurais, mas, cada pessoa prefere enxergar os assentamentos de formas diferentes, eu prefiro ve-los de uma forma que é possivel serem produtivos e rentaveis, pena que muitas familias sao compostas por pessoas sem acesso ao conhecimento e isso acarreta varias outras mazelas que foram aki citadas como alcoolismo e drogas em algumas familias, considerando que e um assentamento que moram 100 familias por exemplo, e encontramos 5 ou 10 com esse tipo de problema, nao é motivo para generalizar e dizer que sao todos alcoolatras e drogados, existem sim gente de bem e trabalhadora que almeja um futuro melhor.
è um povo tão entebdido das coisas! sabem tudo, fico tão feliz em saber de pessoas capacitadas e que domina todos os assuntos desses municipio em todas as esferas da administração...kkkkk...da agricultura ao QUIPREV... continuem assim postando, comentando, com opinões seletas e conclusivas. kkkk ai ai...sei não...
Pelo menos falo do pouco do que entendo e nao fico feito marionete que age de acordo com o pensamento dos outros, essa é a minha opiniao, se discorda pode falar nao tenho problemas em aceitar opiniao contraria, vivo da agricultura sabrina se eu nao defende-la quem a defendera? vc?
Este é o nível que chegamos, não importa as leis, se querem alguma coisa saem quebrando. Já pensou se tudo que quiséssemos e não estivesse a nosso alcance a gente fosse quebrar as coisas? Neste meio tinha uns poucos agrigultores de verdade iludidos pela falácia dos cabeças e aí no meio também tinha gente que não sabe nem pra que serve uma enxada.Não venham com este papo que produzem, pois não fazem p... nenhuma a não ser encherem o rabo de cachaça e ficarem jogando sinuca nos botecos dos assentamento. Pra quem quer trabalhar de verdade, trabalho não falta!!!
A propósito, alguém sabe onde morava "um sem terra" antes de ser sem terra, talvez fosse em Marte. A gente que trabalha honesto todos os dias se quiser fazer um empréstimo, tem que levar até ficha corrida e ainda corre o risco de não ser aprovado, e outra, caso atrase o oficial de justiça já vem em sua casa, estes aí, fazem todos os anos, não pagam nenhum e a única coisa que precisam provar é que são "sem terra". O dinheiro que eles pegam é somente para comprar moto (a outra forma de comprar moto é prenhar as esposas com no mínimo 5 filhos daí multiplicando pelo "bolsa menino" da pra comprar também)e encher a cara. Se fóssemos depender desta gente pra comprar o feijão pra comer, estaríamos comendo pedra´.
eA todos aqueles que fazem comentários maldosos relacionados aos trabalhadores: Infelizmente vocês não estão a par da realidade que são nossos assentamentoss. Os recursos destinados à reforma agrária são apenas migalhas que caem da mesa do que é destinado aos grandes produtores rurais que nadam no luxo e também muitas vezes tem suas dívidas perdoadas e não insignificantes como as que são perdoadas dos trabalhadores.
Infelizmente ainda persiste em nosso país um pensamento de que trabalhador e trabalhadora é pra viver sob a sola do sapatos dos grandes proprietários que morrem de dor de cotovelo pelas conquistas dos trabalhadores nas últimas décadas.
À luta companheiros e companheiras, unidos somos mais. Estou solidário a todos e a todas que nesse momento passam por dificuldades e que não esperam. Avante.
Postar um comentário