1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sábado, 21 de abril de 2012

QUIXERAMOBINENSES PARTICIPARAM DA 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE TRASPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL


                                                     Imagem: Diovulgação

A Conferência, que prossegue até amanhã vai eleger 47 delegados para representar o estado na Etapa Nacional, a ser realizada de 18 a 20 de maio, em Brasília (DF).

No primeiro dia da Etapa Estadual da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial) os participantes formaram grupos de trabalho para a sistematização das propostas.  O evento reuniu mais de 1.350 participantes no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. Com o tema “A sociedade no acompanhamento e no controle da gestão pública”, a Conferência prossegue nesta quarta-feira (18). Serão eleitos 47 delegados para representar o estado na Etapa Nacional, a ser realizada entre os dias 18 a 20 de maio, em Brasília (DF). Cada grupo de trabalho relacionado aos quatro Eixos Temáticos da Consocial foi dividido de três a sete subgrupos, com o objetivo de debater 30 diretrizes (10 cada um). Além das discussões das propostas por nos grupos, as 2.538 propostas enviadas pelos municípios à Consocial Estadual foram sistematizadas, gerando 724 diretrizes presentes no caderno de propostas da Etapa Estadual. Ao final do debate, 20 serão priorizadas e encaminhadas à Conferência Nacional para a construção do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Nacional. Claudio Henrique Santos, facilitador e coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção (NAP) da Secretaria de Prevenção e Combate à Corrupção e Informações Estratégicas (SPCI), revela que foi sua a tarefa de procurar as parcerias para a realização desta conferência no estado. “Fiquei emocionado com a concretização dessa tarefa me chegou ano passado, porque fui a primeira pessoa a ouvir a palavra "Consocial" no Ceará. Mas soube que essa tarefa sairia imediatamente das minhas mãos, uma vez que a sociedade é detentora desse direito de tocar esse processo. Eu apenas mobilizei os municípios com a ajuda dos parceiros", disse. 

Nesta manhã, o ex-governador Ciro Gomes ministrou a palestra de abertura da Conferência, assim como o coordenador executivo nacional da 1ª Consocial, Fábio Félix. Também fizeram parte da mesa de honra o secretário da Controladoria e Ouvidoria Geral, João Alves de Melo; o deputado federal Artur Bruno; o prefeito de Cedro João Viana; a presidente da Aprece, Eliene Brasileiro; o secretário de Desenvolvimento Agrário do estado, José Nelson Martins de Sousa; o presidente da União dos vereadores e Camaras do Ceará (UVC), Deuzinho Filho; o controlador-geral do Tribunal de Contas do Município (TCM), Luis Mario; e o secretário da Saúde Arruda Bastos.

O MunicÍpio de Quixeramobim esteve presente neste evento com seus representantes: como sociedade civil:  Delegados eleitos no município de Quixeramobim Tony Doth( Filiado ao Sidseq) Edileia Melo(presidente do sindseq) Carla Pricila(representante da Fetamce), Wauires( membro da diretoria do Sindseq. E também estiveram presentes os representantes de conselhos: Dr. Magnólia( ação Social) Dr. Regeane, Fernanda Cardoso e Yara Almeida e que foram abordados onde e discutidos 4 eixos:
 
·Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos;
.Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;
·         A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle;
·         Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

1 comentários:

É uma pena que o município não tenha compromisso, pois não deu condições para que os representantes de conselhos participassem, mas se fosse para assistir a entrega de algum troféu mesmo sendo comprado, o poder público teria fretado ônibus, isso é sem dúvida, fica aqui a minha indignação com a falta de respeito dos gestores, pois essas pessoas que participaram é até vergonhoso essa quantidade, mas foram lá e deram seu recado. Pelo menos a sociedade civil tem o compromisso que o poder público deixa a desejar.