1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sábado, 19 de maio de 2012

ESTUDANTES SÃO APREENDIDOS APÓS PASSAREM TROTE PARA O 190 EM QUIXERAMOBIM



A polícia de Quixeramobim vem nos últimos dias realizando um levantamento dos números telefônicos que mais passam trote para o 190.

Na tarde desta sexta-feira, 18, três estudantes de 13, 14 e 15 anos foram apreendidos pela polícia militar após realizarem várias chamadas de trote para o serviço de emergência 190. Segundo a polícia, as ligações partiram de um orelhão localizado dentro da Escola Virgílio Távora, e após varias chamadas ao quais os jovens relatavam palavrões ao atendente, a polícia conseguiu chegar e apreender os estudantes. Os mesmos foram conduzidos para a delegacia civil de Quixeramobim onde foram apresentados para os procedimentos cabíveis. Segundos dados do COPOM de Quixeramobim, mas de 90% das ligações recebidas pelo serviço são trotes. Os telefones mais utilizados são próximos a colégios da cidade e na maioria das ligações os horários coincidem com a entrada e saída dos alunos da escola. Nos últimos dias a policia vem realizando um trabalho de investigação onde pretendem diminuir o numero de trotes para a unidade, melhorando assim o atendimento a população. Segundo um dos policiais, por grande parte do dia, o telefone se encontra ocupado devido a esses tipos de problema e por varias vezes as viaturas são enviadas para ocorrências “fantasmas”, devido a estas ligações.

O Art.266 do Código Penal descreve que “Interromper ou perturbar o serviço…telefônico” é crime e o infrator poderá incorrer em pena de detenção de um a seis meses ou multa. A ligação telefônica no sentido de enganar, retardar, empresas ou pessoas e conhecida popularmente por “trote”, é considerada crime sendo ela direcionada ao cidadão comum, empresas em geral ou à própria polícia.Esse artigo da lei se aplica para qualquer caso e seja qual for a vítima.
Há também, casos mais graves , quando o trote passa a comprometer o serviço público.Se o trote tiver por finalidade anunciar uma falsa ação delituosa o sujeito poderá responder nos termos do art.340 por Comunicação falsa de crime ou de contravenção. Este artigo, porém, requer que a comunicação seja direcionada a uma autoridade já que a intenção é provocar uma ação para o que foi anunciado.

POR FERNANDO IVO




8 comentários:

Quando se está com o microfone(meios de comunicação) fica muito facil defamar. Gostaria que esta mesma pessoa que escreveu esse acontecido, fizesse uma visita na escola, e buscasse saber dos trabalhos educativos desenvolvidos, da escola. FICA ENTÃO A DICA.

AMIGO LEITOR, EM NENHUM MOMENTO A MATERIA FALA DA ESCOLA, CITA APENAS QUE SEGUNDO A POLÍCIA O ORELHÃO ESTAVA LOCALIZADO DENTRO DESTA ESCOLA E QUE EM NENHUM MOMENTO A REPORTAGEM TENTA DEFAMAR O COLEGIO. VALE SALIENTAR Q SEMPRE DIVULGAMOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELOS COLÉGIOS DO MUNICIPIO QUANDO SÃO NOS ENVIADO.
ABRAÇOS.

Rapaz, por isso que as coisas estão do jeito q está. Se esse anonimo se preocupa por que foi divulgado, tentando esconder o fato, deveria era pensar em fazer uma campanha dentro da escola contra os trotes e juntar todos os colégios do município. Mas ñ, fica é preocupado e culpando a imprensa por ter divulgado.

Sou PM e estudei todo o meu primeiro grau na escola citada, em nenhum momento vi nessa matéria a escola ser difamada, apenas relata o fato em si, que foi de um crime, e o que posso fazer é me colocar a disposição para ir no colégio e esclarecer aos alunos sobre a gravidade que é passar um trote para os telefones de emergência, e os riscos para a segurança alheia que esse ato impensado pode causar.

SD PM FELIPE

sou educador, na verdade não vie nunhuma tendencia da materia de defamar o colégio.Agora é um ambiente público e que como outros não deve ser escondido o que há de errado, até porque isso pode ocorrer em qualquer lugar e habiente seja na escola ou na rua.Deve ser publicado SIM, A IMPRENSA É LIVRE DENTRO DE SUA ÉTICA!!!!!!Ñão existe nenhum lugar superior a outro, ou será que por se tratar de alunos devem ser omitido?

em momento algum falei em omissão. Porém o autor o texto, deveria também ter ido buscar informações na escola. um bom reporter ou algo parecido vai atraz de escutar as partes envolvidas e náo so a parte envolvia. E ao Sr. CARLOS, não mim preoculpei com o que foi divulgado e nem escondeno os fatos, fincando ele sabeno que se esta na net não tem como esconder né. Então tbm procure saber da real historia pra fazer algum comentario.

"O autor o texto, deveria também ter ido buscar informações na escola. um bom reporter ou algo parecido vai atraz de escutar as partes envolvidas e não só a parte envolvia", MIM EXPLIQUE QUEM É AS PARTES ENVOLVIDAS? O COLÉGIO? PELO Q ENTENDI O COLÉGIO Ñ TEM NADA A VER COM ISSO, FOI APENAS O LOCAL ONDE SE ENCONTRAVA O TELEFONE, ISSO PODERIA TER ACONTECIDO EM QUALQUER LUGAR. FICA A DICA

HÁ ENTÃO ESTA BEM, PENSEI QUE VOCÊ SOUBESSE DA REAL HISTORIA. APENAS PEGOU NO AR E COMENTOU ALGO QUE NÃO SABIA.