1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sexta-feira, 4 de maio de 2012

VIANA FILHO E OS CAUSOS DO FUTEBOL DE QUIXERAMOBIM SÃO DESTAQUES NO PAPO CULTURAL


Foi realizado no último dia 27 de abril, na casa de Antonio Conselheiro, como sempre acontece na última sexta feira de cada mês, mais uma apresentação do projeto Papo Cultural. Que desta vez, recebeu como convidado na sua 16ª edição, o radialista esportivo Viana Filho (O Vianinha), que há 44 anos dedica seu trabalho ao futebol de Quixeramobim. É o cronista esportivo com mais tempo na atividade no município. Tem um conhecimento vasto sobre as histórias do futebol local.Inicialmente, o historiador Neto Camorim, fez uma rápida apresentação do convidado, falando da alegria de recebê-lo no projeto, e em seguida passou o comando do evento para o coordenador do Papo Cultural, Bruno Paulino, que fez a mediação durante a apresentação do convidado.

Na primeira parte de sua apresentação, Viana Filho falou da sua chegada em Quixeramobim nos meados de 1960, vindo de Quixadá sua terra natal, e quando aqui chegou começou a trabalhar de operador de rádio, e em seguida, 1968 começou a atuar como locutor esportivo na Difusora Cristal, onde continua até o momento. Como bem faz questão de frisar no seu programa esportivo. “promovendo o futebol e o esporte de Quixeramobim”.

Fez questão de destacar no papo cultural, sua paixão pelo Ferroviário Atlético Clube (O Ferrão), como o chama carinhosamente e a Rádio Difusora Cristal. Ressaltou que trabalhou em várias emissoras aqui no sertão central e até fez estágio na Rádio Verdes Mares em Fortaleza, mas sempre voltou para a Cristal. A pioneira da região.

Na segunda parte, Viana falou sobre o futebol de Quixeramobim nos anos de 1980, em especial 1989, quando o município foi campeão do intermunicipal, da rivalidade entre cruzeiro e flamengo, que na época as torcidas dividiam a cidade. Além dos torneios que promove na cidade e interior, a copa cristal e mais recentemente o campeonato dos evangélicos. Segundo Viana, a Copa Cristal é o maior campeonato de futebol do interior cearense.

No terceiro bloco, destacou vários causos, histórias e lambanças que envolveram diversos personagens do futebol de Quixeramobim, dentre eles o Joli, Boquita, Maurício, Catolé, Rama, Turica, Tachiquim, Bozó, Edilson Barbeiro (in memória), Laudelino de Algodões, Tarcísio da Cacimba Nova, entre outros. Na sua maioria são episódios bem engraçados, o que levou o público presente ao papo cultural darem boas risadas.

Viana Filho ainda comentou sobre os avanços e dificuldades que ainda enfrenta o futebol de Quixeramobim, mesmo hoje tendo uma secretaria municipal de esportes, ainda precisa fazer muito mais por essa juventude principalmente, tão carente de atividades esportivas saudáveis. Frisou.

Para finalizar o evento, Ailton Brasil, presidente da Ong Iphanaq, agradeceu a presença de todos e de maneira especial o convidado Viana Filho, que recebeu uma menção honrosa da instituição, entregue pela geógrafa Terezinha Oliveira. Em seguida, Bruno Paulino leu uma mensagem (via e-mail) enviada pelo jornalista e integrante do Iphanaq Danilo Patrício ao radialista Viana Filho. 

POR NETO CAMORIM

COM INFORMAÇÕES E FOTOS DO BLOG PONTO DE CULTURA


0 comentários: