1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

QUIXADÁ PRODUZ QUEIJO DE LEITE DE CABRA DE 51 Kg NA EXPOCECE


Os caprinocultores do município de Quixadá, no Sertão Central cearense, se reuniram e por respeito as dificuldades que passa a região na questão da seca, cuminado com os problemas que o homem do campo tem vivenciado, apresentaram apenas um queijo de 51 kg na Exposição de Ovinos e Caprinos do Estado-Expocece 2012.

Promovida pela Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos (Acocece), em parceria com o Sebrae no Ceará, este ano o governo do Estado não ajudou financeiramente o evento na região, mas foi novamente boa opção para os negociadores.

Promovida pela Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos (Acocece), em parceria com o Sebrae no Ceará, governo estadual e prefeitura municipal, a exposição, que acontece de 16 a 19 de agosto, chega à sua 35ª edição dando visibilidade e reforçando a importância socioeconômica da cadeia produtiva da ovinocultura e da caprinocultura do estado. A atividade representa uma importante alternativa na oferta de carne, leite, pele e derivados.

É o terceiro ano que a Expocece usa queijos “gigantes” como atrativo. Em 2010, o queijo, também de cabra, pesou 120 kg; em 2011, chegou a 307 kg. Em 2012, os produtores fizeram apenas uma simbologia de um queijo de 51 kg, como forma de protesto para falta de apoio aos produtores.

Segundo um dos organizadores do evento e produtor, Beto Macário, a decisão foi a melhor, visto que as coisas não estão nada bem para a sua categoria. Afirmou ainda que, a cada dia cresce a produção de leite de cabra, mas os recursos para salvar da estiagem estão dificultando a produção em grande escala.

COM INFORMAÇÕES DO PORTAL REVISTA CENTRAL 
FOTO: CHICO JAVALI 


0 comentários: