1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

JORNAL DESTACA PROBLEMAS POLITICOS EM IBARETAMA E BOA VIAGEM


Uma semana após assumir a administração municipal de Ibaretama, a prefeita Elíria Queiroz divulgou publicamente o sucateamento da saúde pública de sua cidade. Pois tanto o Hospital Municipal quanto os oito postos de atendimento espalhados pelos distritos foram deixados em precárias condições de funcionamento. Em um deles, o da localidade de Pedrical, telhas, madeiras e portas foram levados. Ela pretende ingressar judicialmente contra a gestão anterior, juntamente com o Ministério Público. A ação será formalizada logo após o fechamento de uma auditoria.

À frente do Hospital Municipal há uma semana, a enfermeira Maria Rívia Soares confirmou as denúncias da prefeita. A diretora ficou assustada com a precariedade do atendimento e a falta de equipamentos, principalmente de assistência emergencial à população. Na lista de prioridades consta inclusive um desfibrilador e tubos de oxigênio. O Município também precisa com urgência de uma ambulância. Não há como transportar pacientes para cidades vizinhas, quanto mais para o Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza.
O ex-secretário de Saúde do Município, Gemeson Maia, informou terem sido adotadas todas as providências legais para entrega dos equipamentos públicos da saúde à gestora atual.

A presidenta da Casa Legislativa, Tereza Carla de Freitas, conhecida como "Carlinha do Hospital", também demonstrou preocupação com o problema. Entretanto, a Câmara ainda não criou suas comissões, dentre elas a de Saúde e a de Obras. Devem estar em funcionamento até o fim deste mês. Mesmo assim, não caberá aos parlamentares municipais a decisão sobre alguma sanção aos gestores anteriores, explicou. "O papel de todo parlamentar é fiscalizar a atuação dos serviços prestados a sua comunidade.

Boa Viagem

Enquanto em Ibaretama a presidenta demonstra união em torno dos problemas comuns da cidade, em Boa viagem, outro Município do Sertão Central, o desentendimento entre os vereadores está causando polêmica. Desde o primeiro dia do ano, por ocasião da eleição da presidenta da Câmara, a vereadora Maria Alzira Vieira, os 15 representantes do povo não se entendem. Alzira afirma ser de fato e de direito a atual representante da Câmara de Boa viagem. Foi eleita conforme as regras do regimento interno.

Na segunda-feira, 7, a presidenta promoveu sessão extraordinária. Seria votada a criação da Ouvidoria do Município, mas oito vereadores, representando a maioria, não compareceram. Anchieta Paiva foi um deles.

Ele foi concorrente de Alzira à presidência. Não reconhecendo a legitimidade da votação ele promoveu nova eleição, na calçada da Câmara, no último sábado, dia 5. Através da mídia local ele acusou sua adversária de ter fraudado a eleição. Na eleição excepcional Anchieta contou com o apoio de outros sete vereadores, dessa vez representando a maioria.

Alzira informou não ter recebido nenhum ofício solicitando a abertura da Câmara para o novo encontro de vereadores, "até porque o objetivo não é legítimo". A reportagem buscou manter contato com Anchieta Paiva, mas até o enceramento desta edição ele não havia atendido as ligações. O representante do Ministério Público de Boa Viagem, Rubem Machado Rebouças também não havia recebido ainda nenhuma contestação formal da eleição de Maria Alzira, conforme informou sou assessora.

Mais informações:

Hospital Municipal de Ibaretama
(88) 3439.1101

Câmara Municipal de Ibaretama
Av. João de Almeida S/N
(88) 9452.7221

ALEX PIMENTEL
COLABORADOR 

MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE

0 comentários: