1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 19 de junho de 2013

COMUNIDADE DE SANTA IZABEL SE PREPARA PARA UM DOS ARRAIÁS MAIS TRADICIONAIS DA REGIÃO




A comunidade de Santa Izabel, distrito de São Miguel, localizada aproximadamente 42 km da sede do município de Quixeramobim, se prepara para realizar uma das festas mais tradicionais da região durante o período junino.

A Festa Junina – PROJETO VIVA BEM NO SERTÃO e o ARRAIÁ DA CUMADI ISABÉ serão realizados em dias alternados no período de uma semana, a iniciar-se no dia 21 de junho de 2013, com encontros e palestras para geração de conhecimentos sobre a agricultura familiar, saúde dos jovens e adultos e qualidade de vida; sendo convidados as entidades EMATERCE, CETRA e Secretárias da Educação, Cultura e Esporte e Saúde , exposições dos alunos da escola local, corrida de jumento, entre outros assuntos de interesse da comunidade. Findando-se no dia 29 de junho de 2013, com a exposição de barracas e comidas típicas, a dança da quadrilha – o Arraiá da Cumadi Isabé, queima de fogueira e forro pé de serra encerrando a festa.

Segundo os organizadores, a intenção é enfatizar a cultura local, sobretudo, a formação de uma consciência política sobre a realidade do homem do campo e sobre as formas mais apropriadas de intervenção, valorizando as atividades e o modo de vida do sertanejo, destacando às inúmeras possibilidades de se viver bem no sertão através de práticas efetivas e eficientes de boa convivência com o semiárido que resulte em melhor qualidade de vida.

A Comunidade toda se manifesta e se alegra com os preparativos da dança da quadrilha – O Arraiá da Cumadi Isabé. Os dançantes vestem-se a caráter numa disputa harmônica, mantendo o sigilo dos seus figurinos para causar maior impacto e surpreender na noite da festa; afinal estarão concorrendo ao título de Rei e Rainha, os quais são disputadíssimos por todos participantes. Todos os convidados são motivados a irem caracterizados de caipira para tornar a festa ainda mais bonita e divertida.

Essa festa junina, além de toda sua relevância sociocultural é ainda um grande encontro das cinco gerações da comunidade – Avós, Pais, Filhos, Netos e Bisnetos que compartilham de valores e princípios que até hoje permeiam e fortalecem todas as famílias, num resgate harmonioso de suas raízes, sinônimo de orgulho entre todos.

Outro aspecto importante deste evento é o resgate da Juventude entre 15 a 29 anos, que normalmente já residem no centro urbano, as quais começam a vislumbrar formas de convivência no meio rural com dignidade e sustentabilidade; além das benfeitorias a serem realizados na própria comunidade com os fundos arrecadados no evento em prol do bem social. 

MAIS INFORMAÇÕES

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE SANTA ISABEL
Fundada em 30/10/1987 – CNPJ: 10.508.901/0001-42
Santa Isabel – São Miguel – Quixeramobim-CE
Reconhecida de Utilidade Pública Municipal – Lei nº 1589 de 03/03/1995
Eliana Lima
Cel: 88 9622 1333
Tel Com 3441 1425
 
POR REDAÇÃO


3 comentários:

O arraiá das come angu! kkkk

Own inveja hein do arraia, ..
e tu que nem angú come, passa fome ..