1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

APAGÃO NO SERTÃO: QUIXERAMOBINENSES SE APERREIAM PRA COMPRAR VELAS





Parecia mais uma falta de energia “normal” que acontecia por volta das 15h00 desta quarta-feira, 28, como a população de Quixeramobim já está acostumada, mas quando a notícia surgiu de que se tratava de um apagão geral, a correria foi para comprar velas.

Quem não tinha a branquinha em casa, não pensou duas vezes e logo saiu em busca de um comercio aberto. Por volta das 17h30 nossa reportagem deu uma volta pelas Ruas da cidade e a população se preparava para uma noite as escuras, principalmente após divulgarem que a previsão de retorno da energia elétrica seria somente pela madrugada.  Comerciantes já começavam a baixar as portas mais cedo com medo de assaltos. Segundo o dono de um mercantil localizado na Rua Benjamin Barroso, no centro da cidade, o estoque de velas ficou zerado em pouco tempo.

Durante as três horas de apagão nenhum acidente foi registrado. Uma das maiores reclamações observadas na cidade eram de comerciantes que pensavam como iam conservar produtos que necessitavam de uma baixa temperatura. Alguns tentavam improvisar um pequeno gerador. No trânsito, o semáforo localizado no centro da cidade ficou sendo controlado por agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, evitando assim mais um transtorno para a população. Na ponte que liga o centro da cidade ao bairro da Maravilha, chegou a ter um principio de tumulto, mas foi logo contornado por agentes da AMTQ.

Tudo se encaminhava para uma noite acompanhada de muitas muriçocas, mas para alegria de toda a população quixeramobinense, por volta das 18h00 a energia voltou. Quem tinha acendido a vela, demorou um pouco para apagar, afinal, no país da copa, muitos acreditavam que a escuridão poderia voltar a qualquer momento.

O ministro das Minas e Energia,Edilson Lobão, disse que a causa desse apagão em todo o Nordeste foi uma queimada na fazenda Santa Clara na cidade de Canto do Buriti, no Piauí. Segundo o ministério, o blecaute provocou o desligamento de duas linhas de transmissão paralelas e totalizou um corte de carga de 10.900 megawatts.

POR FERNANDO IVO


6 comentários:

Verdade Fernando, fui no mercantil aqui perto de casa e tinha mais vela ñ. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
amanhã vou comprar e deixar guardada.

K, realmente pensava q ia voltar só de madrugada, as muriçocas já tavam comemorando.

kkkkkkkkkk mas nós fala bunito!!

mim aperriei mesmo, graças a Deus q chegou logo. Pense num fogo danado esse do piauí.

aquim em fortaleza tambem teve, mas ñ demorou nem uma hora para voltar, afinal esse quixeramobim sempre falta energia e demora um pouquinho,lembro quando eu morava no planalto saboneite(Quixeramobim) era um terror, imagine só naquele fim de mundo sem energia