1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PARABÉNS QUIXERAMOBIM: POPULAÇÃO COMEMORA ANIVERSÁRIO COM BOLO DE 15 METROS


 


Centenas de quixeramobinenses compareceram na manhã desta terça-feira, 14, feriado no município, para participar das comemorações de aniversário de Quixeramobim.



O dia começou com uma alvorada e logo em seguida uma corrida organizada pelo TG 10-020. As 09h00 uma missa foi celebrada na Igreja Matriz de Quixeramobim. Logo em seguida uma multidão aguardava o corte de um bolo de 15 metros montado em frente à Prefeitura Municipal.






Após uma pequena solenidade que teve a palavra do vice-presidente da Câmara Municipal, Everardo Junior, do vice-prefeito Tarso Borges e do prefeito Cirilo Pimenta, o bolo gigante foi partido enquanto os presentes cantaram o tradicional parabéns pelos 224 anos de emancipação e 157 anos de cidade.



Foi necessária a ajuda de atiradores do TG 10-020 e de funcionários da prefeitura municipal para a distribuição do bolo para a população.



História


Segundo a tradição, os primitivos habitantes da região eram os índios quixarás. Os primeiros civilizados que penetraram às terras do atual Município vieram do Jaguaribe, seguindo o rio Banabuiú. Eram membros das famílias Correia Vieira e Rodrigues Machado, que ali se estabeleceram com fazendas de criar. A povoação parece ter nascido precisamente dessas fazendas. No ano de 1704, foram concedidas por Carta Régia muitas léguas de terras a vários portugueses e, entre eles, ao portuense Antônio Dias Ferreira. Além das que Ihe foram concedidas, adquiriu este boas terras às margens do rio que o gentio chamava de Ibu, fundando ali a Fazenda de Santo Antônio do Boqueirão. Tratou logo de erigir, nas proximidades da sua casa de morada, uma pequena capela, sob a invocação de Santo Antônio de Pádua, mais tarde Santo Antônio de Quixeramobim. Com a construção da capela, Antônio Dias Ferreira muito concorreu para o desenvolvimento da região, “atraindo-lhe os moradores”. Vinte e cinco anos mais tarde, a capelinha arruinada era substituída pela Igreja, que seria a futura Matriz da cidade, edificada pelo portuense, “homem solteiro de avultada fortuna, que possuía 20 léguas de terras”. A cidade é o mais antigo município do Sertão Central e tem hoje mais que 70.000 habitantes. Ela é banhada pelo rio Quixeramobim, o maior afluente esquerdo do Rio Banabuiú.

Quixeramobim é um município de uma grande riqueza cultural, terra de filhos ilustres, como Antônio Conselheiro (tendo nascido em Quixeramobim em 13 de Março de 1830) líder da guerra de Canudos e Fausto Nilo, arquiteto e grande compositor da música popular brasileira; terra onde se deu início a Confederação do Equador e muitas páginas tem escrito na história do Brasil, como a primeira comunidade a ter sua energia gerada por Biodiesel, a Serrinha de Santa Maria. Encravado no Vale Monumental do Ceará, onde a paisagem de monólitos e caatinga atrai os visitantes, o Município Coração do Ceará se destaca pela existência dos sítios arqueológicos e por seus atributos históricos e culturais.


Geografia:
Coordenadas Geográficas:
5º 11´ 57´´de latitude Sul
39º 18´ 27´´de longitude WG;
Marco obelisco com cerca de 10 metros de altura, em granito e aço que foi anteriormente instalado pelo IBGE que referencia o presumido ponto de eqüidistância geodésica do Estado; fica na Praça Dias Ferreira, conhecida como “Praça da Prefeitura”. Quixeramobim, portanto, é conhecida como a cidade “Coração do Ceará”.

Altitude: na Estação é de 187 m. acima do nível do mar;
O Município de Quixeramobim, possui uma área territorial de 3.579km². Equivalente a 2,44% do Estado. É o terceiro maior do Estado do Ceará.

Quixeramobim é dividido em 12 distritos: Sede, Belém, Nenelândia, Uruquê, Lacerda, Paus Brancos, Damião Carneiro, Passagens, São Miguel, Encantado,  Manituba e Berilândia.

Sua divisão geopolítica delimita-se ao Norte com o município de Madalena, ao Sul com Senador Pompeu, Solonópole e Pedra Branca, ao Leste com os municípios de Quixadá, Banabuiú e Choró e a Oeste com Boa Viagem.
 
A população do Município de Quixeramobim é de mais de 72 mil habitantes. A economia tem sua base na Agricultura, Pecuária, Comércio, Indústria e Serviços. Quixeramobim destaca-se por ter o maior rebanho bovino leiteiro do Estado, onde possui aproximadamente 60.000 cabeças de bovino e produz 110.000 litros de leite/dia. Possui também rebanhos significativos de: ovino, caprino, suíno, asinino, muar e galináceo. As culturas mais desenvolvidas em nosso município são: Feijão, Milho, Arroz, Algodão e Fruticultura. O nosso solo é constituído principalmente por dois tipos: Brunizen Avermelhado e Bruno não calcário.

POR REDAÇÃO 
FOTOS: osertaoenoticia.com / Marcos 


8 comentários:

É bom lembrar que quixeramobim pra chegar ao ponto que estar teve a felicidade de sempre contar com bons gestores. Desde de Alvaro Carneiro até o atual. Isso é que é importante.
PARABÉNS QUIXERAMOBIM, VAMOS EM FRENTE!

até agora? vc tá de brincadeira,a cidade progrediu bastante sou consciente, mas poderia ter progredido muito mais, se esse senhor fizesse as coisas corretamente..

parabens mesmo Quixeramobim! apesar de todas dificuldades continuamos a melhorar. q orgulho, amor vc desperta em todos os filhos desta terra.

Sim, poderia ter crescido muito mais, e não ser só de uns e outros não, uma pequena minoria tem três, quatro emprego, enquanto à maioria não tem nenhum, mas, os oportunistas não perdem a oportunidade de fazerem seus falsos elogios. CRESCE, MENTE ATRASADA!!!! E o cordão do puxa saco cada vez aumentando mais, oh, gentinha medíocre!!!

O município não é desenvolvido, pois em vez de crescer, inchou!

Esse amor dito pelos governantes é direcionado ao bolso no saque diário que fazem ao município.

Mas podemos mudar, cada um. As coisas se transformam!

NAO AXO MEDIOCRIDADE AMAR E T ORGULHO DE MINHA TERRA AMO MINHA CIDADE, como amo meu pais. e esse amor e orgulho e mediocridade!!!! bem entao a maioria do povo de Quixeramobim e medilcre, pois tenho certeza q a maioria do povo deste municipio tem muito orgulho e amor por essa terra. QUIXERAMOBIM E MINHA CASA< NAO IMPORTA OS PRO, SERA SEMPRE MINHA CASA. mas diria mediocridade e fazer politicagem com tudo ate num momento de festa, fk usando um meio de comunicaçao p/ agredir as pessoas gratuitament.

Seria bom que o mp pedisse pra os contrato que estão fazendo pros prestadores de serviço da pmq, estão dando os contrato pra assina e não deixo nem ler

Seria bom que o mp pedisse pra os contrato que estão fazendo pros prestadores de serviço da pmq, estão dando os contrato pra assina e não deixo nem ler, enquanto o gotosão tai se amostrando tem professores passando necessidade por quer as bonitas e o carequinha da educação reduziu e demitiu gente