1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 14 de abril de 2010

DEFESA CIVIL EM ALERTA CONTRA INUDAÇÕES


Quixeramobim. A barragem do açude homônimo a este município continua sangrando desde a tarde da última segunda-feira. A lâmina de água nas 15 bocas de concreto subiu de 10 para 27 centímetros até o início da tarde de ontem. Enquanto muitos admiram o espetáculo das águas, a coordenação regional da Defesa Civil prepara alternativas de amparo à população. A represa não possui controle das comportas de vazão. A água do rio passa direito. O Açude Fogareiro, 32km acima, está a menos de 1,5m de sua capacidade máxima. Caso venha a sangrar, o nível do rio que corta a cidade vai subir, e pode causar problemas aos moradores.
O administrador da barragem do Açude Quixeramobim, João Eudes da Silva, acredita na possibilidade de mais chuvas na região. O tempo está nublado, com muitas nuvens carregadas. Na sua opinião, se continuar assim, o Fogareiro transborda "da noite para o dia". Como ainda falta cerca de um mês e meio para a quadra invernosa fechar, a água na Ponte José Cândido Castro Pessoa (a parede do Açude Quixeramobim, que corresponde a um trecho da CE-060, na altura do Km-215) - poderá atingir seu limite máximo, de três metros, e inundar a cidade. Desde 1990, é João Eudes quem acompanha e cuida do reservatório, inaugurado pelo Dnocs em 1960.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, major bombeiro militar, Naum Maurício, as inundações registradas no ano passado não devem mais ocorrer nos bairros. O Açude da Pompéia foi drenado e limpo pela Prefeitura de Quixeramobim. As famílias de assentados ribeirinhos foram retiradas para áreas mais seguras. Mesmo assim, os 23 bombeiros militares permanecem em estado de alerta. Caso sejam acionados, poderão auxiliar a população. Por enquanto, é aguardar o comportamento das chuvas.

A possibilidade do Fogareiro encher rapidamente é confirmada pelo assessor da presidência da Cogerh, engenheiro agrônomo Yuri Castro. Com 77,37% de água, o reservatório está situado em uma bacia com enorme potencial hídrico. Represando o Rio Quixeramobim, com nascente na Serra da Mata, em Monsenhor Tabosa, o rio banha ainda os municípios de Boa Viagem e Banabuiú. Porém, até o fechamento desta edição, apenas outros quatro açudes estavam com nível acima dos 90%. O Gavião (94,5%), em Pacatuba; o Riacho do Sangue (93,8%), em Solonópole; o Aracoiaba (92,8%), em município homônimo; e o Pau Preto (91%), em Potengi. Nos 132 açudes monitorados pela Cogerh, as reservas hídricas são de 74,6%. O equivalente a 13,2 bilhões de metros cúbicos.
Conforme a meteorologista da Funceme, Zilurdes Lopes, a intensidade das chuvas deve se reduzir a partir de amanhã em todo o Estado. A frente fria responsável pelas precipitações dos últimos dias já passou pela Bahia. Está se dispersando no Oceano Atlântico. Apesar de já ter chovido 94,6mm neste período de abril, 11,8 % acima do normal, com a mudança, a média histórica deve ser mantida no Ceará, segundo a técnica.
No primeiro decêndio de abril, os números apontam 133,7mm de chuvas no Cariri. A média é de 66mm. Houve elevação de 102,5% de chuvas naquela região. No Sertão Central e Inhamuns também choveu acima do histórico estabelecido pela Funceme. Foram 95,3mm até a manhã de ontem. São 49% acima da média. Nas regiões Metropolitana, Jaguaribana e Maciço do Baturité, os índices são para menos. Mesmo assim, devem ocorrer chuvas, isoladas, em todo o Estado.

MAIS INFORMAÇÕES
FunCEME: (85) 3101. 1117
Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh): (85) 3218 7024
Defesa Civil Regional: (88) 3441.1350


ALEX PIMENTEL

 Colaborador
Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários: