Quixeramobim. A Fazenda Normal, propriedade de pesquisas da Ematerce, situada no distrito de Uruquê, na zona rural de Quixeramobim, será transformada em um enorme campus de pesquisa estudantil. A área de 15 mil de metros quadrados funcionará como um laboratório de campo para alunos dos cursos de Agronegócios e de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec), uma das unidades de formação técnica do Instituto Centec, com sede neste município. Um convênio firmado entre as duas instituições assegura o uso do campus experimental.
A divulgação oficial ocorreu na solenidade de posse da nova diretora da Fatec, a engenheira agrônoma Maria Alzenira Saraiva Pinheiro. Na ocasião, um coquetel especial foi servido aos convidados. Pizza de feijão de corda, torta de fava, biscoitos de gergelim e de amendoim, kaftas de carnes e queijos condimentados com marmeleiro, hortelã ervas finas integraram o cardápio. Foram produzidos pelos alunos da Fatec Sertão Central. Passaram por testes de controle de qualidade. Alguns desses trabalhos renderam publicações em revistas de artigos científicos.
Empolgação
Alzenira Pinheiro não esconde a empolgação com o novo desafio e as novas ferramentas disponibilizadas. Em breve, começarão a incrementar o setor industrial de produção de alimentos. Os reflexos também serão sentidos na base produtiva, no campo.
De acordo com ela, a proposta, voltada à valorização da vocação regional, é inovadora e crucial para a formação especializada. Além dos novos trator e ônibus para o transporte dos futuros tecnólogos, a utilização da Fazenda Normal nas aulas práticas, de pesquisa e extensão, será fundamental para o aperfeiçoamento do aprendizado técnico.
O convênio havia sido firmado em visita recente do presidente do Instituto Centec, Luiz Odorico Monteiro de Andrade à Fatec Sertão Central. Ele estava acompanhado do ex-presidente da Ematerce, José Maria Pimenta. Na oportunidade, tranquilizou os alunos com relação à expansão do núcleo de formação tecnológica.
Implantação
O titular do Instituto Centec deu conhecimento da implantação de um plano de investimento para a unidade de ensino. Será incluída no Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp). O plano registra os empreendimentos considerados relevantes para o Estado.
Odorico Monteiro também acenou para a ampliação de cursos técnicos de curta e média duração nos centros do Instituto Centec espalhados pelo Estado. São abertas 540 vagas para cursos de nível médio e superior. O objetivo é suprir o mercado de trabalho onde há carência de mão-de-obra especializada. Ele citou como exemplo os cursos de Metalurgia, Eletromecânica e Meio Ambiente. Serão implantados no CVTec de São Gonçalo do Amarante, todos voltados para atender as demandas do Complexo Industrial Portuário do Pecém. "O nosso objetivo é ampliar a oferta da educação profissional e tecnológica, principalmente, para os nossos jovens", acrescentou Monteiro.
O atual presidente da Ematerce, Itamar Teixeira, não pôde comparecer à solenidade. Tinha compromissos em Fortaleza. Ele é chefe de gabinete do órgão. Com a saída do seu antecessor, o engenheiro agrônomo José Maria Pimenta, no início do mês, acumulou os dois cargos. Foi José Maria quem assinou o convênio como o Instituto Centec, aos 29 de março passado, quando ainda estava à frente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará.
Instituto Centec
O Instituto Centec é uma organização social vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Presta serviço para o Governo do Estado do Ceará, por meio de contrato de gestão.
É integrado por 33 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), quatro Centros Vocacionais Técnicos (CVTec) onde são realizados cursos técnicos de nível médio e duas Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec), além de três Núcleos de Informação Tecnológica (NIT).
Fazenda NormalA Fazenda Normal, localizada no Município de Quixeramobim, ocupa uma área de 1.507 hectares. Na propriedade estão localizadas 11 unidades didáticas dos seguintes produtos: coco, laranja, manga, sapoti, acerola, uva, goiaba, caju anão-precoce, bovinocultura e ovinocaprinocultura. Dispõe ainda de duas salas de treinamentos com capacidade para 30 treinados cada uma e oito dormitórios, para abrigarem até 60 pessoas. Quatro açudes completam os atrativos do lugar.
Tudo isso à disposição dos estudiosos da área que buscam ampliar os seus conhecimentos sobre os trabalhos de assistência técnica e extensão rural desenvolvidos no Ceará.
MAIS INFORMAÇÕES
Fatec Quixeramobim
(88) 3441.1320
Ematerce
(85) 3101.2416
Alex PimentelColaborador
Fonte: Diário do Nordeste
Posted in:
0 comentários:
Postar um comentário