1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA EM QUIXADÁ

Quixadá. O Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus de Quixadá recebe, hoje, a visita de agentes do Hemoce deste Município para cadastrar alunos, professores e servidores como possíveis doadores de medula óssea. O cadastramento ocorrerá durante todo o dia, das 8 às 17 horas, e também é aberto a outras pessoas da comunidade.

Pode ser doadora, qualquer pessoa entre 18 e 55 anos que nunca tenha sido portadora de câncer nem tenha comportamento de risco para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Além disso, é preciso apresentar documento de identidade oficial com foto e fornecer dois números de telefone para contato.

Sensibilização

Ontem, a enfermeira do setor de Captação de Doadores do Hemoce Quixadá, Hortência Barreira, esteve no Campus, sensibilizando alunos a realizarem o cadastramento. Ela foi recebida pelo diretor geral do IFCE Quixadá, Aristides de Souza Neto, e acompanhada pelo coordenador de Extensão e Relação Empresarial, Joselito Brilhante.

Durante a visita, Hortência explicou que a meta do Hemoce é cadastrar 100 mil possíveis doadores até o fim deste ano em todo o Ceará. Atualmente, já há cerca de 80 mil pessoas cadastradas. "A chance de encontrar um doador de medula óssea compatível é de uma em 100 mil, daí a necessidade de a gente ter o maior número de pessoas cadastradas". A possível compatibilidade da medula óssea é verificada mediante a coleta de uma amostra de 8ml de sangue. Caso haja indicativo de que a pessoa é compatível, ela será convidada a realizar novos testes sanguíneos, para confirmar essa condição. Em caso positivo, o indivíduo poderá ser um doador.

MAIS INFORMAÇÕES:
IFCE Campus de Quixadá
(88) 3412.0111
Hemoce Quixadá
(88) 3412.9902
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

0 comentários: