1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

FAUSTO NILO É HOMENAGEADO EM SUA TERRA NATAL


Quixeramobim canta Fausto Nilo, este foi o nome do evento que foi realizado neste sábado, 21, no Hotel Veredas do Sertão, uma grande homenagem ao  filho ilustre de Quixeramobim.
Com a presença de grandes músicos locais que interpretaram sucessos de Fausto,  o público que compareceu ao Hotel Veredas do Sertão, foi testemunha de uma noite recheada de grandes classicos da MPB. Os cantores John Robson e Azanias declararam no palco que estavam emocionados a prestarem esta homenagem para Fausto Nilo. No final do Show, Fausto Nilo foi chamado ao palco onde recebeu da Ex. secretaria de Cultura do município, Terezinha Oliveira, dois troféus em sua homenagem. Logo em seguida, cantou alguns de seus sucessos levando ao público presente, na maioria composta por seus familiares e amigos, a uma emoção muito grande, principalmente nos momentos em que lembrou de sua infância pelas ruas da cidade.

                                            Um pouco da biografia de Fausto Nilo

                                                               foto: Gentil Barreira
O compositor e cantor Fausto Nilo nasceu em Quixeramobim, no estado do Ceará. Diplomou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Ceará, em 1970. Iniciou suas atividades de letrista ainda no ambiente universitário, em meio aos componentes pioneiros do chamado “Pessoal do Ceará”. Chegou a desempenhar atividades docentes nas Universidades de Brasília e do Ceará, no período de 1971 a 1975. Paralelamente ao trabalho de compositor, mantém sua atividade como arquiteto até os dias de hoje, com especial interesse por assuntos referentes a cidades, planos diretores de urbanismo, espaços de uso público, praças, escolas e equipamentos culturais, onde se destaca seu principal projeto: o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. As primeiras gravações fonográficas de suas letras datam de 1972, tendo a partir daí construído um repertório de cerca de 400 canções interpretadas por artistas como Moraes Moreira, Raimundo Fagner, Gal Costa, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Simone, Caetano Veloso, Nara Leão, Lulu Santos, Zeca Baleiro e muitos outros. Embora tenha gravado anteriormente, em um dueto com a cantora Núbia Lafayette numa coletânea intitulada Soro (CBS, 1978), somente em 1997 iniciou suas atividades como intérprete e produtor de seus discos, tendo lançado primeiramente Esquinas do Deserto, em dezembro de 2002, Casa Tudo Azul , em 2004, Verso e Voz Ao Vivo .



0 comentários: