Na proposta, os recursos devem ser bancados pelo Município. A sociedade decidiu fazer a emenda popular na lei orçamentária, a ser aprovada este ano para 2011. De acordo com o advogado, há uma ação popular em curso na 15ª Vara da Justiça Federal, em Limoeiro do Norte. A medida pretende obrigar o Município e o Dnocs a preservarem os casarões. "Se a omissão do Poder Público continuar, a sociedade restaurará um a um através de mutirões. O novo cruzeiro do cemitério é um exemplo. Foi erguido através da participação de muitas mãos", completou o magistrado.
"Para manter o Casarão da Inspetoria as entidades parceiras se revezarão. Abrirão suas portas em dias diferentes. Todavia, para concretizá-la ainda há um longo caminho a ser percorrido", ressalta o cineasta e produtor cultural Fram Paulo da Silva, outro membro do Fórum. O primeiro passo será a elaboração do projeto, o levantamento dos custos. Caso o Município não disponibilize recursos para as obras, a alternativa será recorrer aos editais públicos, conforme acrescentou.
Mas somente patrimônios tombados podem contar com a captação de investimentos das Secretarias de Cultura, do Estado e Federal. De acordo com o cineasta, desde os anos 80 o processo se arrasta na Câmara de Vereadores de Senador Pompeu. "Um vereador pediu vistas e desde então o assunto não foi mais discutido por lá".
Fique por dentro
Vítimas da seca
O Sítio Histórico da Barragem do Patu, a antiga Vila dos Ingleses, está situado a 3km da sede de Senador Pompeu, distante 290km da Capital. É composto por três grandes casarões, quatro casas médias, uma estação de trem, um galpão armazém, um hospital, duas oficinas, uma usina de geração de energia, três casas de pólvora e ruínas da rua da grota. Foram erguidos entre os anos de 1919 e 1923 pela firma inglesa Dwight P. Rodinson e Co., para a construção da Barragem do Patu. Durante grande seca nove anos depois, transformou-se em campo de concentração para os flagelados.
MAIS INFORMAÇÕES
Fórum Popular pela Preservação do Patrimônio Cultural e Ambiental de Senador Pompeu
(85) 9996.0717
ALEX PIMENTEL
Colaborador
0 comentários:
Postar um comentário