1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

COMEÇA A INSTALAÇÃO DE RADAR METEOROLÓGICO EM QUIXERAMOBIM

Clique para Ampliar

Enquanto as máquinas realizam a terraplanagem, operários montam a torre onde será instalado o Banda S, o radar da Funceme, na Serra de Santa Maria
DIVULGAÇÃO

Controlar possíveis inundações em áreas urbanas é um dos benefícios dos radares da Funceme no Estado
A Rede Cearense de Radares realizará seus primeiros testes na quadra invernosa deste ano. O radar meteorológico Banda S já está sendo implantado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na Serra de Santa Maria, a 12km da sede deste Município do Sertão Central. O equipamento terá raio de alcance de 400km. Poderá cobrir todo o Ceará e Estados vizinhos. A divulgação foi realizada ontem pela Funceme.

O outro aparelho de monitoramento está sendo instalado na Capital. O Banda X, como o aparelho foi batizado pelos técnicos da Funceme, terá alcance no raio de 120Km. O suficiente para cobrir a Capital e toda a Região Metropolitana de Fortaleza. Esse equipamento é utilizado em previsões de curtíssimo prazo. Segundo a Fundação, foi adquirido em 1993. Estava desativado deste 2003, no entanto, foi totalmente modernizado. Entrou em operação no segundo semestre de 2010.

Para implantar o novo sistema, o Governo do Estado investiu R$ 12 milhões. Outros 1,3 milhão está sendo disponibilizado na construção da via de acesso a Serrinha, como o local do Centro Meteorológico do Sertão Central é conhecida pelos nativos. São mais de 8km de pavimentação até o topo da serra. Enquanto as máquinas realizam a terraplanagem, operários montam a torre onde será instalado o Banda S.

De acordo com o presidente da Funceme, Eduardo Martins, quando começar a funcionar, a Rede Cearense de Radares beneficiará vários setores da sociedade. Além de anunciar a chegada das chuvas para os agricultores, pescadores e produtores rurais, as populações das áreas de risco poderão ser alertadas pela Defesa Civil. Com a Rede será possível o controle de inundações nas áreas urbanas. Os recursos hídricos e o turismo também serão beneficiados com o incremento tecnológico.

Sensor ativo
A viabilidade está na utilidade do radar. Diferente de um satélite, o equipamento meteorológico é um sensor ativo. Emite micro-ondas que atingem as gotas de chuva na atmosfera. Parte dessas ondas são refletidas para o radar. As informações são processadas e transformadas em intensidade pluviométrica. Todo o processo ocorre de forma muito rápida. O monitoramento pode ser registrado em tempo real, permitindo a exata localização das áreas onde as chuvas estarão caindo.

Sinais da natureza
A notícia é recebida com alívio por quem mora em áreas próximas dos rios e alegria pelos agricultores. Será uma garantia a mais para quem depende dos sinais da natureza para começar a cuidar do roçado. No próximo sábado, os profetas das chuvas se reúnem em Quixadá para anunciarem suas previsões.

O Encontro ocorre há 14 anos, no início de cada ano, orientando os lavradores se vai haver bom inverno. No ano passado a maioria deles não acertou. Apesar do quadro otimista apontado por eles, as chuvas foram menores em 2010, comparativamente ao ano de 2009, quando ocorreram inundações e catástrofes. Neste ano, as chuvas da pré-estação já provocaram destruições.

Tempo
"A vantagem do radar é o monitoramento em tempo quase real da precipitação que está ocorrendo"Eduardo Sávio
Presidente da Funceme

MAIS INFORMAÇÕES
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) - Fortaleza (CE)
Telefone: (85) 3101.1093

Alex PimentelColaborador


FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE / REGIONAL

0 comentários: