1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

SECRETÁRIO DE SAÚDE FALA SOBRE HOSPITAL REGIONAL

  Segundo informações de que prefeitos da Região Central estariam arquitetando alianças para tentar formar uma nova macro-região de saúde no Estado, e que Quixeramobim estaria como preferido a receber o Hospital Regional de Urgência e Emergência de nível terciário, o Secretário de Saúde do Estado do Ceará, Arruda Bastos, participou na tarde desta terça-feira, 18, de uma entrevista na Rádio Campo Maior, e esclareceu como deverá ocorrer o processo de escolha.

Segundo Arruda Bastos, na semana passada o Governador do Estado, Cid Ferreira Gomes, reuniu-se com um grande número de prefeitos da Região Central do Estado. Foram definidos alguns passos a serem seguidos pelos municípios interresados em receber o Hospital Regional. A primeira definição é a criação de uma nova macro-região de saúde no Sertão Central cearense, considerando que atualmente só existem três, uma com sede em Fortaleza, a outra na região do Cariri e, por fim, na região norte do Estado, com a finalização da obra do Hospital no município de Sobral.

A segunda definição, como afirmou Bastos, foi colocada pelo Governador da seguinte forma: “Os municípios que tiverem interesse em sediar o Hospital devem apresentar à Secretaria de Saúde do Estado, até o final deste mês, um terreno muito bem localizado, para que a Secretaria possa analisar a viabilidade deste local”.

Está marcada uma reunião para a primeira quinzena de fevereiro, onde os municípios deverão apresentar os motivos pelos quais merecem receber o Hospital, e depois das apresentações deverá ocorrer uma votação entre os representantes das cidades que irão compor a macro-região, onde poderão optar pelo melhor município a receber o empreendimento.

Segundo o Governo do Estado, o Hospital Regional será de grande porte, assim como o do Cariri e Sobral, e terá foco no atendimento de urgência e emergência, com serviços de média e alta complexidade, fará atendimento em cirurgia geral, clínica médica, traumo-ortopedia, neurologia, cirurgia plástica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia e mastologia. A estrutura do centro cirúrgico terá quatro salas para procedimentos de médio e grande porte e quatro salas para hospital-dia cirúrgico.

Os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico vão dispor de radiologia geral, ultrassonografia geral e intervencionista, endoscopia digestiva e respiratória, tomografia computadorizada, ressonância magnética, eletrocardiograma, ecocardiografia, eletroencefalograma, litotripsia, mamografia, laboratório de patologias clínicas e anatomopatologia e agência transfusional. Haverá também os serviços de farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, serviço social e ouvidoria.

FONTE: SISTEMA MAIOR DE COMUNICAÇÃO

0 comentários: