FOTOS: RENATA FERREIRA
Pés de Tamarindo são um simbolo da cidade, sobreviveram as mudanças e modernização do município.
Devido às fortes chuvas e ventos que uma vez por outra são registradas no município de Quixeramobim, árvores centenárias com suas estruturas comprometidas pelo tempo ameaçam cair.
Na Rua Monsenhor Salviano Pinto, próximo a Praça Nossa Senhora de Fátima, onde fica localizado o monumento do centro geográfico do ceará, árvores antigas ameaçam cair. Com suas estruturas comprometidas, quem utiliza daquele espaço diariamente se preocupa com o que pode acontecer.
Segundo informações da Secretaria de Infra Estrutura, só se pode realizar o corte de árvores após um autorização do COMDEMA, ao qual deve analisar se a árvore em questão deve ser realmente cortada.
A nossa reportagem entrou em contato com a presidente do COMDEMA de Quixeramobim, Mazé Damascena, a mesma nos informou que os pés de Tamarindo são centenários e que merecem uma atenção maior para evitar o corte. Segundo Mazé Damascena na próxima semana estará sendo realizada uma vistoria nestas árvores e em seguida emitido um relatório para a realização dos procedimentos cabíveis para evitar um tombamento e até um acidente com pessoas ou veículos que trafegam diáriamente naquela rua.
ARQUIVO
No último mês durante uma ventania, uma árvore caiu sobre um veículo da Prefeitura de Quixadá. No momento, nenhuma pessoa estava próxima ao local evitando assim um acidente com vítimas.
FIQUE POR DENTRO
O tamarindeiro ou tamarineiro (Tamarindus indica L., Sp. PI.. 1: 34. 1753), é originário das savanas africanas, embora seja cultivado principalmente na Índia. No Brasil, o fruto é bastante consumido no Norte e Nordeste do Brasil Árvore bastante decorativa, sua altura pode chegar aos 25 metros. O Tronco devide-se em numerosos ramos curvados, formando copa densa e ornamental; asfolhas são compostas e sensíveis (fecham por ação do frio), flores hermafroditas amarelas ou levemente avermelhadas (com estrias rosadas ou roxas) que se reúnem em pequenos cachos axilares. O fruto - tamarindo ou tamarino - é uma vagem alongada com 5 a 15 cm. de comprimento, com casca pardo-escura, lenhosa e quebradiça; as sementes em números de 3 a 8 estão envolvidas por uma polpa parda e ácida contendo açucares (33%), ácido tartárico (11%), ácido acético, ácido cítrico.
Cem gramas de polpa contém 272 calorias, 54 mg. cálcio, 108 mg. fósforo, 1 mg. de ferro, 7 ug. Vit. A, 0,44 mg. Vit. B e 33 mg. Vit. C.
2 comentários:
Quero parabenizar Fernando Ivo pela reportagem sobre as árvores centenárias.
Quem é morador de Quixeramobim, ou mesmo, viajante, que passa pelo centro da cidade, depara-se com um corredor de tamarindeiras na rua Monsenhor Salviano Pinto, estas, das quais, estão com a vida comprometida.
Algumas destas árvores estão com seu caule bastante danificado, como podemos ver nas fotos da reportagem.
O poder publico tem que se manifestar a respeito deste assunto, pois não é pelo fato de a árvore ser centanária que ela não poderá ser cortada.
Vale ressaltar também outro corredor de tamarindeiras que se encontra na rua Cônego Aureliano Mota, próximo a praça da Matriz. Neste ponto podemos ver uma árvore, que nem galhos ou folhas tem. Vemos apenas um caule seco e ainda mais, a árvore fica no meio da rua, atrapalhando assim o trânsito de veículos.
VALEU ZÉ HUGO, CONTINUE COMENTANDO NOSSAS MATERIAS.
Postar um comentário