1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

quinta-feira, 2 de junho de 2011

IPHANAQ E PONTO PATRIMÔNIO VIVO REGISTRAM COROAÇÃO DE MARIA

imagem maria
Representação da coroação de Maria, encenada por crianças

A Ong. Iphanaq e o Ponto de Cultura Patrimônio Vivo realizaram no dia 31 de maio, na comunidade de Várzea do Meio, em Quixeramobim, a filmagem da coroação de Nossa Senhora, marcando o encerramento das novenas do mês de dedicado a Maria.
Segundo a organizadora da coroação, Dona Zélia, esse evento já é tradição na comunidade e existe desde os anos 1960. “Sempre nesta data convido várias crianças para representar os anjos e no final da novena coroar a nossa mãe Maria Santíssima. É uma alegria que se renova a cada ano, pois muitos que já foram anjo, hoje ajudam a celebrar a novena. Isso é muito gratificante”. Disse ela.
A Coroação é um momento de festa, onde as comunidades vizinhas também participam dedicando seu louvou a Maria, transformando-se numa verdadeira manifestação de fé, quando alguns devotos pagam suas promessas.
plateia
Grande número de pessoas participa da Coroação de Maria em Várzea do Meio

Ao tentar registrar uma manifestação tão tradicional do sertão , mas que atualmente poucas pessoas valorizam, os membros do Iphanaq souberam, através de integrantes da comunidade, que Dona Zélia realiza em sua residência a coroação com altar montados no terreiro e muitas representações de anjo, feitas por crianças da comunidade. Uma delas, Letícia, 11 anos,é a responsável, há três anos, por coroar a mãe de Jesus.
Segundo os integrantes do Iphanaq que estiveram presente ao evento, Elistênio Alves, Lenildo Oliveira e Neto Camorim, o objetivo da entidade é registrar em vídeo essas manifestações da cultura popular, realizando produção de documentários para que tal riqueza histórica e cultural não fique esquecida pelas gerações futuras. Elas precisam ser reconhecidas como bens culturais.
crianças coroação
As crianças participam ativamente do ritual

FOTOS E REPORTAGEM DO SITE PATRIMÔNIO VIVO
FONTE: www.patrimoniovivo.com.br

ATENÇÃO
CLIQUE EM NOSSOS PATROCINADORES, ELES MANTEM ESTE BLOG NO AR.

0 comentários: